Danças negras na terra da garoa:

histórias aquilombadas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55299

Resumo

O trabalho apresenta a trajetória do sambista e artista Ednei Pedro Mariano, que atua em desfiles carnavalescos, desde o final da década de 1960. O aprendizado de suas danças de passista e mestre-sala deu-se nos cordões e escolas de samba, que Beatriz Nascimento afirma serem territórios transatlânticos que preservam e reúnem conhecimentos aquilombados. Mariano além de testemunha das transformações ocorridas é também protagonista dessas transformações.  Como metodologia foi usada bibliografia especializada, observação de registros de desfiles carnavalescos em mídias digitais e entrevista com o artista. O artigo faz parte de pesquisa em andamento sobre as histórias das danças negras na cidade de São Paulo

Biografia do Autor

Yaskara Donizeti Manzini, Universidade Estadual Paulista, São Paulo.

Yaskara Manzini é sambista, artista da dança, mestre e doutora em artes pela UNICAMP, em estágio pós-doutoral na UNESP. Sua pesquisa concentra-se nas performances afro-diaspóricas, traçando uma ponte entre a complexidade da estética religiosa da tradição dos orixás e os desfiles das escolas de samba. Atualmente é coreógrafa oficial da S.R.B.E. do Lavapés Pirata Negro.

 

Publicado

2022-12-30 — Atualizado em 2023-11-30

Versões

Como Citar

DONIZETI MANZINI, Yaskara. Danças negras na terra da garoa: : histórias aquilombadas. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 122–145, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2022.v2.n2.55299. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55299. Acesso em: 21 nov. 2024.