Danças negras na terra da garoa:
histórias aquilombadas.
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55299Resumo
O trabalho apresenta a trajetória do sambista e artista Ednei Pedro Mariano, que atua em desfiles carnavalescos, desde o final da década de 1960. O aprendizado de suas danças de passista e mestre-sala deu-se nos cordões e escolas de samba, que Beatriz Nascimento afirma serem territórios transatlânticos que preservam e reúnem conhecimentos aquilombados. Mariano além de testemunha das transformações ocorridas é também protagonista dessas transformações. Como metodologia foi usada bibliografia especializada, observação de registros de desfiles carnavalescos em mídias digitais e entrevista com o artista. O artigo faz parte de pesquisa em andamento sobre as histórias das danças negras na cidade de São PauloDownloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2022-12-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.