Exploração e apropriação artística de ferramentas multimodais interativas no contexto dos processos criativos colaborativos do grupo “imaginários sonoros”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v33i2.39323

Palavras-chave:

Sistemas musicais interativos. Processos criativos. Práticas colaborativas. Apropriação tecnológica.

Resumo

No artigo, desenvolvemos algumas considerações sobre as relações entre processos criativos, práticas artísticas colaborativas, apropriação criativa de recursos tecnológicos (principalmente aqueles relacionados aos sistemas musicais interativos), e a necessidade de contextualizar, ao cenário educacional/cultural que vivemos, os processos artísticos e de ensino/aprendizagem relacionados com a composição musical e às novas tecnologias. Após uma consideração inicial a respeito desses tópicos, apresentamos a trajetória do grupo “imaginários sonoros”. Para ilustrar as práticas colaborativas do grupo e para responder a algumas questões do texto, apresentamos alguns trabalhos criativos de quatro alunos/artistas do grupo.

Biografia do Autor

José Henrique Padovani, Universidade Federal de Minas Gerais

José Henrique Padovani é professor adjunto da área de Composição na Escola de Música da UFMG e dirige, atualmente, o CPMC - Centro de Pesquisa em Música Contemporânea. É doutor (2013) e mestre (2009) em Música pelo Instituto de Artes da Unicamp, e bacharel em Composição pela Escola de Música da UFMG. Atua como compositor, docente e pesquisador em torno das temáticas interdisciplinares diversas relacionada à relação entre criação musical e novas tecnologias. Desde 2017 coordena o projeto/grupo “imaginários sonoros” voltado à música interativa e às artes digitais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8919-7393. Página pessoal: http://josehenriquepadovani.com

Nathalia Fragoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Nathália Fragoso é doutoranda e mestra em música e bacharela em Composição pela Universidade Federal de Minas Gerais, Nathalia Fragoso atua com composição e improvisação. Sua pesquisa se envereda pela construção de peças indeterminadas e colaborativas. Teve o artigo People expect listening to be more than listening premiado no Nas Nuvens Congresso de Música. Atuou como coordenadora (2018 e 2019), juntamente com Matthias Koole e Professor Fernando Rocha do GILU (Grupo de Improvisação Livre da UFMG). Atualmente faz parte do Imaginários Sonoros, grupo artístico formado por discentes, docentes e pesquisadores ligados ao Grupo de Pesquisa LaPIS, da Escola de Música da UFMG.

Fellipe Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Fellipe Miranda Martins é mestre em música pela UFMG e graduado em engenharia elétrica pela UFMG com período sanduíche em Sononologia no Koninklijk Conservatorium (Den Haag); ORCID : 0000-0002-2686-6203; artista e pesquisador entre os campos da música, artes, engenharia e computação, tendo como pontos centrais de interesse a composição algorítmica, arte generativa, processamento de sinais de áudio, música visual, técnicas de espacialização sonora, instalações sonoras e desenvolvimento de autômatos.

Caio Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Caio Costa Campos é graduando em Licenciatura em Música (UFMG) e técnico em Informática pelo CEFET-MG. É membro do grupo imaginários sonoros e bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Performance e Sistemas Musicais Interativos (LaPIS), da Escola de Música da UFMG. Tem desenvolvido projetos composicionais voltados aos sistemas multimodais interativos envolvendo ferramentas voltadas à composição/síntese do som em tempo real e à exploração de ferramentas de artes digitais.

Felippe Barros

Felippe Barros é artista e pesquisador nascido em Vitória/ES, graduando em Licenciatura em Música (UFMG). Atua nos campos da música eletrônica e acústica, em processos que combinam improvisação, síntese e processamento digital de áudio, gravações de campo e sistemas interativos. É membro do grupo imaginários sonoros, ligado ao Laboratório de Performance e Sistemas Musicais Interativos (LaPIS), e como bolsista de Iniciação Científica, estuda métodos de análise computacional da performance em música de câmara.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-07-22