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Artistic exploration and appropriation of interactive multimodal tools in the context of the collaborative creative processes of the ensemble “imaginários sonoros”

Abstract

In the article, we develop some considerations about the relationships between creative processes, collaborative artistic practices, creative appropriation of technological resources (mainly those related to interactive music systems), and the need to contextualize, in the context of Brazilan cultural and educational landscape, the artistic and teaching/learning processes related to music composition and new technologies. After initial consideration regarding these topics, we present the trajectory of the group Imaginários Sonoros. To illustrate the collaborative practices of the group and to address some questions of the text, we present the creative work of four students/artists of the group.

Keywords

Interactive music systems. Creative processes. Collaborative practices. Technogical appropriation.

PDF (Português (Brasil))

Supplementary File(s)

figura 1 (Português (Brasil))

Author Biography

José Henrique Padovani

José Henrique Padovani é professor adjunto da área de Composição na Escola de Música da UFMG e dirige, atualmente, o CPMC - Centro de Pesquisa em Música Contemporânea. É doutor (2013) e mestre (2009) em Música pelo Instituto de Artes da Unicamp, e bacharel em Composição pela Escola de Música da UFMG. Atua como compositor, docente e pesquisador em torno das temáticas interdisciplinares diversas relacionada à relação entre criação musical e novas tecnologias. Desde 2017 coordena o projeto/grupo “imaginários sonoros” voltado à música interativa e às artes digitais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8919-7393. Página pessoal: http://josehenriquepadovani.com

Nathalia Fragoso

Nathália Fragoso é doutoranda e mestra em música e bacharela em Composição pela Universidade Federal de Minas Gerais, Nathalia Fragoso atua com composição e improvisação. Sua pesquisa se envereda pela construção de peças indeterminadas e colaborativas. Teve o artigo People expect listening to be more than listening premiado no Nas Nuvens Congresso de Música. Atuou como coordenadora (2018 e 2019), juntamente com Matthias Koole e Professor Fernando Rocha do GILU (Grupo de Improvisação Livre da UFMG). Atualmente faz parte do Imaginários Sonoros, grupo artístico formado por discentes, docentes e pesquisadores ligados ao Grupo de Pesquisa LaPIS, da Escola de Música da UFMG.

Fellipe Martins

Fellipe Miranda Martins é mestre em música pela UFMG e graduado em engenharia elétrica pela UFMG com período sanduíche em Sononologia no Koninklijk Conservatorium (Den Haag); ORCID : 0000-0002-2686-6203; artista e pesquisador entre os campos da música, artes, engenharia e computação, tendo como pontos centrais de interesse a composição algorítmica, arte generativa, processamento de sinais de áudio, música visual, técnicas de espacialização sonora, instalações sonoras e desenvolvimento de autômatos.

Caio Campos

Caio Costa Campos é graduando em Licenciatura em Música (UFMG) e técnico em Informática pelo CEFET-MG. É membro do grupo imaginários sonoros e bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Performance e Sistemas Musicais Interativos (LaPIS), da Escola de Música da UFMG. Tem desenvolvido projetos composicionais voltados aos sistemas multimodais interativos envolvendo ferramentas voltadas à composição/síntese do som em tempo real e à exploração de ferramentas de artes digitais.

Felippe Barros

Felippe Barros é artista e pesquisador nascido em Vitória/ES, graduando em Licenciatura em Música (UFMG). Atua nos campos da música eletrônica e acústica, em processos que combinam improvisação, síntese e processamento digital de áudio, gravações de campo e sistemas interativos. É membro do grupo imaginários sonoros, ligado ao Laboratório de Performance e Sistemas Musicais Interativos (LaPIS), e como bolsista de Iniciação Científica, estuda métodos de análise computacional da performance em música de câmara.