Comparação entre os Domínios da Função Cognitiva e a Capacidade Funcional de Centenários

Giovana Zarpellon Mazo, Bruna da Silva Vieira Bruna da Silva Vieira Capanema, Priscila Rodrigues Gil, Raquel Ester Lima da Silva, Felipe Fank, Pedro Silvelo Franco

Resumo


Objetivo: Comparar os domínios da função cognitiva com a capacidade funcional para as atividades básicas de vida diária de centenários.
Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com 66 idosos com 100 anos ou mais de idade, 45 do sexo feminino e 21 do masculino, com média de idade 102,14 ± 2,71 anos, residentes na Grande Florianópolis/SC. Foram avaliados os domínios da função cognitiva (Mini Exame do Estado Mental- MEEM) e a capacidade funcional (escala de Katz) dos centenários. Os dados foram tratados por meio
do Kruskal-Wallis e o post hoc de Bonferroni, com nível de significância de 5%. Também analisou-se com o modelo de regressão multinominal, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: Houve diferença significativa entre os centenários MF (Mais Funcional) e Mf (Menos Funcional) em todos os domínios do MEEM: orientação temporal (p<0,001), orientação espacial (p<0,002), memória imediata (p<0,001), atenção e cálculo (p<0,013), memória e evocação (p<0,012) e linguagem (p<0,001) e, os Mf e com FI nos domínios do MEEM memória imediata (p<0,004) e linguagem (p<0,004).
Conclusão: Os domínios da função cognitiva estão relacionados à capacidade funcional, ou seja, centenários que apresentam uma boa funcionalidade nas atividades da vida diária básica, possuem uma boa função cognitiva, no que diz respeito a orientação temporal e espacial, memória, cálculo, evocação e linguagem.


Palavras-chave


Neurologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.46979/rbn.v58i1.53210

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.