Reabilitação fisioterapêutica em pacientes com Síndrome da Pessoa Rígida: Revisão Integrativa

Autores/as

  • Rebeca Duarte Diniz Ferreira
  • Wladimir Bocca Vieira de Rezende Pinto
  • Igor Braga Farias
  • Paulo Victor Sgobbi de Souza

DOI:

https://doi.org/10.46979/rbn.v60i2.65065

Resumen

Introdução: A Síndrome da Pessoa Rígida é uma doença neuroimunológica rara do sistema nervoso central caracterizada por espasmos dolorosos e rigidez progressiva que envolvem os músculos proximais dos membros e axiais do tronco. A forma clássica tem início insidioso com piora gradual ao longo do tempo e muitas vezes leva à incapacidade permanente.

Objetivo: Analisar os estudos publicados na literatura científica que utilizaram a reabilitação fisioterapêutica como proposta de tratamento dos sintomas motores na Síndrome da Pessoa Rígida.

Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no período de julho a dezembro de 2022 nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS e BVS.

Resultados: Foram encontrados 12 artigos publicados entre o período de 2002 a 2021, que discorriam sobre o tratamento fisioterapêutico nesta população. O número escasso de estudos se dá pela raridade da patologia que dificulta a realização de ensaios clínicos robustos. Os artigos selecionados eram relatos de casos de um ou mais indivíduos, com enfoque nas intervenções realizadas de acordo com cada queixa funcional apresentada, sendo estas a dor, fraqueza muscular, hipomobilidade articular, rigidez, instabilidade postural, alterações na marcha e limitações nas atividades de vida diária.

Conclusão: A reabilitação fisioterapêutica faz parte do tratamento sintomatológico e tem como finalidade, auxiliar na manutenção da funcionalidade e qualidade de vida, minimizando as repercussões motoras que são desencadeadas pela síndrome.

Publicado

2024-07-31