O fenômeno da internet na religião oral: a influência das mídias sociais no candomblé

Fernando Corteze, Carlos Henrique Juvêncio

Resumo


É evidente que as religiões estão passando por grandes mudanças com o advento da Internet e o Candomblé é uma delas. A oralidade e os fundamentos primordiais da religião tradicional esbarram com os grandes fluxos informacionais que as mídias digitais proporcionam para a sociedade moderna. Por exemplo, os segredos, que ainda fazem parte dos pilares que mantém o Candomblé em seu fluxo hierárquico podem estar em risco por conta da exposição dos adeptos nas redes sociais. Por outro lado, estão os praticantes que utilizam das plataformas digitais para mobilizar e facilitar a comunicação entre membros, barracões, leigos e proporcionar estudos, entre outras funções que a Internet facilitou.

Palavras-chave


Candomblé; Ciberaxé; Memória e Tradição Oral; Internet; Mídias Sociais.

Texto completo:

PDF EPUB HTML


DOI: https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.48147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Conhecimento em Ação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


ISSN: 2525-7935

Bases de Dados e Diretórios
 
Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação  Latindex Perfil da Revista Conhecimento em Ação no Google Acadêmico