O fenômeno da internet na religião oral: a influência das mídias sociais no candomblé

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.48147

Mots-clés :

Candomblé, Ciberaxé, Memória e Tradição Oral, Internet, Mídias Sociais.

Résumé

É evidente que as religiões estão passando por grandes mudanças com o advento da Internet e o Candomblé é uma delas. A oralidade e os fundamentos primordiais da religião tradicional esbarram com os grandes fluxos informacionais que as mídias digitais proporcionam para a sociedade moderna. Por exemplo, os segredos, que ainda fazem parte dos pilares que mantém o Candomblé em seu fluxo hierárquico podem estar em risco por conta da exposição dos adeptos nas redes sociais. Por outro lado, estão os praticantes que utilizam das plataformas digitais para mobilizar e facilitar a comunicação entre membros, barracões, leigos e proporcionar estudos, entre outras funções que a Internet facilitou.

Biographie de l'auteur-e

Fernando Corteze, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Ciência da Informação.

Publié-e

2022-06-30

Comment citer

Corteze, F., & Juvêncio, C. H. (2022). O fenômeno da internet na religião oral: a influência das mídias sociais no candomblé. Revista Conhecimento Em Ação, 7(1), 80–97. https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.48147

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa