O fenômeno da internet na religião oral: a influência das mídias sociais no candomblé

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.48147

Palabras clave:

Candomblé, Ciberaxé, Memória e Tradição Oral, Internet, Mídias Sociais.

Resumen

É evidente que as religiões estão passando por grandes mudanças com o advento da Internet e o Candomblé é uma delas. A oralidade e os fundamentos primordiais da religião tradicional esbarram com os grandes fluxos informacionais que as mídias digitais proporcionam para a sociedade moderna. Por exemplo, os segredos, que ainda fazem parte dos pilares que mantém o Candomblé em seu fluxo hierárquico podem estar em risco por conta da exposição dos adeptos nas redes sociais. Por outro lado, estão os praticantes que utilizam das plataformas digitais para mobilizar e facilitar a comunicação entre membros, barracões, leigos e proporcionar estudos, entre outras funções que a Internet facilitou.

Biografía del autor/a

Fernando Corteze, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Ciência da Informação.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Corteze, F., & Juvêncio, C. H. (2022). O fenômeno da internet na religião oral: a influência das mídias sociais no candomblé. Revista Conhecimento Em Ação, 7(1), 80–97. https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.48147

Número

Sección

Relatos de Pesquisa