O fenômeno da internet na religião oral: a influência das mídias sociais no candomblé
DOI:
https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.48147Palabras clave:
Candomblé, Ciberaxé, Memória e Tradição Oral, Internet, Mídias Sociais.Resumen
É evidente que as religiões estão passando por grandes mudanças com o advento da Internet e o Candomblé é uma delas. A oralidade e os fundamentos primordiais da religião tradicional esbarram com os grandes fluxos informacionais que as mídias digitais proporcionam para a sociedade moderna. Por exemplo, os segredos, que ainda fazem parte dos pilares que mantém o Candomblé em seu fluxo hierárquico podem estar em risco por conta da exposição dos adeptos nas redes sociais. Por outro lado, estão os praticantes que utilizam das plataformas digitais para mobilizar e facilitar a comunicação entre membros, barracões, leigos e proporcionar estudos, entre outras funções que a Internet facilitou.Publicado
2022-06-30
Cómo citar
Corteze, F., & Juvêncio, C. H. (2022). O fenômeno da internet na religião oral: a influência das mídias sociais no candomblé. Revista Conhecimento Em Ação, 7(1), 80–97. https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.48147
Número
Sección
Relatos de Pesquisa