A pesquisa científica e seus títulos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.52267

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Escrita Científica, Título.

Resumo

Em uma pesquisa científica, o título é o primeiro contato do leitor com o produto, seja ele uma tese, dissertação, monografia, artigo, resumo, livro, capítulo de livro, entre outros gêneros. O título de uma pesquisa deve possuir diferentes características. Dessa maneira, questiona-se: de que maneira os autores têm apresentado os títulos dos trabalhos científicos publicados nos anais do XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIB)? Com o intuito de responder a tal questionamento, o objetivo geral pretende analisar se os títulos dos trabalhos científicos, publicados nos anais do evento investigado, estão de acordo com as orientações da escrita científica. A pesquisa empírica foi realizada em três fases, a saber: a) organizar em etapas – pré-análise, seleção e preparação do material; construção do corpus; b) explorar o material – técnicas de codificação; classificação de categorias; c) tratamento dos resultados – operações estatísticas; síntese e inferências; interpretação e descrição. Dentre os resultados, foram criadas duas categorias e nove subcategorias para realizar a classificação dos títulos, sendo elas: 1) título não específico; 2) título afirmativo; 3) título interrogativo; 4) título com fórmulas ou símbolos; 5) título com abreviações; 6) títulos sensacionalistas; 7) títulos com o uso de termos em demasia; 8) títulos contendo a metodologia; e 9) temas no lugar do título. O corpus analisado apresentou 67,3% ou 230 referências de um total de 342 dos títulos analisados como sendo de qualidade e 32,7% das pesquisas apresentam algum ou mais de um tipo de problema. Enquanto elemento fundamental de uma pesquisa científica, o título deve apresentar boas qualidades, como serem curtos e específicos, uma vez que sintetizam o conteúdo do tema e apresentam qual será a principal contribuição da pesquisa.

Biografia do Autor

Marcos de Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Substituto no Departamento de Ciência e Gestão da Informação, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Gestão da Informação.

Possui Pós-Graduação Stricto Sensu – nível doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento, na linha de pesquisa de Gestão & Tecnologia da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016-2020).

Pós-Graduação Stricto Sensu – nível mestrado em Cognição e Linguagem, na linha de pesquisa em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias da Informação, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (2011-2013).

Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (2011-2012).

Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo – CeUSC (2010-2011).

Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Aplicações para Web pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CESJF (2005-2006).

Graduação Bacharelado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo – CeUSC (2001-2004).

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6023: informação e documentação: elaboração: referências. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/40070/1837975/ABNT+NBR+6023+2018+%281%29.pdf/3021f721-5be8-4e6d-951b-fa354dc490ed/. Acesso em: 15 mar. 2022.

ANDRADE, M. M. Pesquisa científica: noções introdutórias. In: ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Cap. 10, p. 121-127.

AQUINO, I. S. Como escrever artigos científicos: sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna – BA: Via Literarum Editora, 2010.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

SAVICKAS, M. L. Como redigir um relatório de pesquisa: Finalidades e problemas em artigos científicos. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, v. 10, n. 1, p. 7-10, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2030/203014934003.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2016.

SILVA, E. Metodologia de Pesquisa Aplicada: Como escrever um artigo científico? Brasília: Faculdade SENAC, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3kksunT/. Acesso em: 15 mar. 2022.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertações. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SOUZA, M. O comportamento de termos da Ciência da Informação por meio da modelagem de tópicos. 2020. 404 f. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/34292. Acesso em: 1 maio 2022.

VIEIRA, S. Como escrever uma tese. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

VOLPATO, G. L. Dicas para redação científica. 3. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Souza, M. de. (2022). A pesquisa científica e seus títulos. Revista Conhecimento Em Ação, 7(1), 3–23. https://doi.org/10.47681/rca.v7i1.52267

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa