A Biblioteca Pública como ambiente de aprendizagem: casos de makerspaces, learning commons e co-working

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.30981

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Ambiente de aprendizagem, Makerspaces, Learning commons, Espaço de co-working

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a biblioteca pública diante das tendências interativas e colaborativas no processo de aprendizagem. Contextualiza a educação e a influência das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino- aprendizagem. Aborda a importância do espaço físico no processo de aprendizagem. Trata a educação não formal e como os espaços não educacionais colaboram com a educação formal. Define a biblioteca pública e apresenta as suas missões relacionadas com informação, alfabetização, educação e cultura, proclamadas no Manifesto sobre a biblioteca pública, publicado pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e pela UNESCO, em 1994. Aponta os espaços inovadores em bibliotecas, como os makerspaces, os learning commons e os espaços de coworking, que tornam a biblioteca mais ativa, colaborativa, criativa e inovadora, o que difere dos modelos tradicionais, que enfatizam o consumo de conhecimento. Foi estruturado a partir de uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Conclui que as inovações no espaço as tornam mais acolhedoras e atrativas para a comunidade que servem, sendo não apenas vista não como ambiente de aprendizagem, mas também como centro de socialização e de convivência.

Biografia do Autor

Manoela Ferraz Moyses, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Artes &Design

Claudia Renata Mont'Alvão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia de Transportes, Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Artes &Design

Marianna Zattar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação, Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Departamento de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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Publicado

23-12-2019

Como Citar

Moyses, M. F., Mont'Alvão, C. R., & Zattar, M. (2019). A Biblioteca Pública como ambiente de aprendizagem: casos de makerspaces, learning commons e co-working. Revista Conhecimento Em Ação, 4(2), 4–22. https://doi.org/10.47681/rca.v4i2.30981

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa