A proposta deste Dossiê apresenta-se como desdobramento do VI Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança e I Simpósio Luso-Afro-Brasileiro de Estudos da Criança, que ocorreu entre 26 e 30 de agosto de 2024 no Rio de Janeiro, com o tema “Esperançar nas redes: infância, contracolonização e interseccionalidade”. O evento reuniu mais de 600 participantes do Brasil, Portugal e Moçambique, enfatizando a importância do fortalecimento de ações culturais e educacionais, numa perspectiva interdisciplinar e contracolonial, em defesa das crianças e da infância e de seus direitos.
Neste caminho, este dossiê se propõe a reunir trabalhos (apresentados no referido simpósio ou não), que reflitam o papel da educação mediante os complexos desafios na efetivação dos direitos das crianças, nos âmbitos políticos, éticos, estéticos e pedagógicos. A ideia é dar visibilidade às condições sociais da infância, principalmente, das crianças que sofrem cotidianamente as malezas das desigualdades em suas diversas expressões: o adultocentrismo, o racismo, a necropolítica, as guerras, a miséria, o infanticídio, as catástrofes ambientais, entre outros, procurando dar destaque às experiências educativas contracoloniais, potencializadoras de novas (re)existências.
Organizadores:
Stela Caputo (UERJ), Deise Arenhart (UFRJ) e Daniela de Oliveira Guimarães (UFRJ).
Aos/às interessados/as no Dossiê:
O(s) autor(es) deve(m) ser, no mínimo, mestrando(s), ou estarem em coautoria com mestrando(s), mestre(s), doutorando(s) ou doutor(es).
O(s) autor(es) deve(m) ter o cadastro completo no site da Revista.
A formatação dos artigos deve seguir o estilo da American Psychological Association (APA) em sua última versão. Todas as citações devem constar nas referências, e todas as referências devem ser citadas no texto. Recomendamos aos autores o uso de ferramentas de gerenciamento de citações e referências como Mendeley ou Zotero.
As normas detalhadas para a submissão estão indicadas no seguinte endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/about/submissions.
Tanto no corpo do trabalho, como nas propriedades do documento, o nome do autor (ou dos autores) e a instituição de afiliação não deverão ser identificados.
Ao submeter o artigo, deve ser indicado que se refere à proposta do Dossiê Infância(s), educação e cultura: resistências e contracolonização, coordenado pelas profas Stela Caputo (UERJ). Deise Arenhart (UFRJ) e Daniela de Oliveira Guimarães (UFRJ).
Cronograma:
08/11/2024 até 30/01/2025: recepção dos artigos.
30/01/2025 até 15/03/2025: apreciação dos artigos por pares.
04/2025: publicação online.