Resumo
Este texto tem por objetivo identificar, a partir de uma experiência vivenciada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), algumas potencialidades do Projeto Conexões de Saberes para (re)pensar a universidade pública brasileira na nossa contemporaneidade. Há dois anos em debate, o projeto de reforma do ensino superior brasileiro tem enfatizado, em suas várias versões, a importância do compromisso social das universidades, indicando como uma de suas diretrizes a inclusão de grupos sociais e étnico-raciais sub -representados na educação superior e a promoção da extensão, como um processo educativo, cultural e científico, em articulação com o ensino e a pesquisa, a fim de viabilizar a relação transformadora entre universidade e sociedade. Enquanto espaço que historicamente manteve relações privilegiadas com um certo tipo de saber científico, como a universidade vem respondendo às demandas por democratização e diálogo com outras formas de conhecimento? Em termos de acesso/permanência de estudantes, como a universidade vem lidando com um novo perfil de aluno oriundo de classes populares que tem ingressado em seus estabelecimentos e como tem questionado seus mecanismos de seleção, de avaliação e de produção de saber?
Referências
ALBAGLI, S. Territórios e territorialidade. In: LAGE, V.; BRAGA, C., MORELLI, G. (Orgs.). Territórios em movimento. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.
Higher Education Guidelines. U.S. Department of Health, Education, and Welfare. Office of the Secretary. Office for Civil Rights. 1972.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto: Edições Afrontamento, 1989.
SANTOS, J. C. Por uma teoria da democratização do ensino superior: pressupostos e implicações. Fórum Educacional. Rio de Janeiro, 10 (4), p. 18-34, out./dez. 1998.
VILLAS BOAS, Glaucia. Seleção e partilha: excelência e desigualdades sociais na universidade. Teoria e Sociedade, (7), p. 95-115, jun. 2001.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).