Resumo
O presente trabalho apresenta-se como um testemunho, na linha da literatura de testemunho que se desenvolve em abordagens que integram o fazer acadêmico e a reflexão sobre a construção histórica, como em Agamben e outros. Traz narrativas da autora, de sua vivência reflexiva do debate em torno do tema do ensino religioso em escolas públicas, em espaço público no Brasil, destacando a experiência do Estado de São Paulo, em 1995, e, em nível federal, em 1996 e 1997, como parte do processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC.
Referências
AGAMBEN, G. Quel che resta di Auschwitz: L'archivio e il testimonio. (Homo Sacer III). Torino : Bolatti Boringhieri, 1998. Ristampa giugno, 2005.
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BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ministério da Educação, 1997-b.
FERRAZ, A.C.C. O ensino religioso nas escolas públicas: exegese do § 1. o do art. 210 da CF de 05.10.1988. Caderno de Direito Constitucional e Ciência Política No. 20, São Paulo, Revista dos Tribunais, julho/setembro 1997, pp. 21-27.
FISCHMANN, R. Escolas públicas e ensino religioso subsídios para a reflexão sobre o Estado laico, a escola pública e a proteção do direito à liberdade de crença e de culto. In: COMCIÊNCIA -- Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, julho de 2004. http://www.comciencia.br/200407/reportagens/09.shtml, 2004a.
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