ESTUDOS DE CURRÍCULO E LINGUAGEM -- REFERENCIAIS PARA UMA PESQUISA SOBRE IDENTIDADES SOCIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
PDF

Como Citar

Soares, A. P. T. (2011). ESTUDOS DE CURRÍCULO E LINGUAGEM -- REFERENCIAIS PARA UMA PESQUISA SOBRE IDENTIDADES SOCIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Contemporânea De Educação, 3(5), 16–26. https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1539

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições do diálogo entre teorias utilizadas pelo campo do currículo e da linguagem para o estudo da prática docente, no que concerne, especificamente, à negociação de marcas identitárias produzidas em aulas da disciplina escolar História. Para tanto, articulo os conceitos de currículo, identidades sociais, poder, cultura, linguagem e dialogismo a fim de discutir possibilidades de elaboração de referencial teórico para este tipo de investigação.
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1539
PDF

Referências

AMORIM, M. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemologia. In: Freitas, M. T. A. at allii (orgs.). Ciências Humanas e Pesquisa -- leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.

BAKHTIN, M. A Interação Verbal. In: Capítulo 6 de Bakhtin, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979.

FIORIN, J. L. Interdiscursividade e intertextualidade. In: Brait, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos chave. São Paulo: Contexto, 2006.

GERALDI, J. W. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. In: Freitas, M. T. A. at allii (orgs.). Ciências Humanas e Pesquisa -- leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.

GOULART, Cecília. Uma abordagem bakhtiniana da noção de letramento: contribuições para a pesquisa e a prática pedagógica. In: Freitas M. T. A. at allii (orgs.). Ciências Humanas e Pesquisa -- leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.