ENTRE POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE FORMAÇÃO CONTINUADA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O MANUAL DO PROFESSOR?

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Ana Angelita Costa Neves da Rocha

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo exploratório que aborda dois documentos oficiais: o Edital de Convocação para Inscrição das Coleções Didáticas do Processo de Avaliação do PNLD (MEC, 2006) e o Guia de Análise do Livro Didático--Geografia (MEC, 2007). A perspectiva teórica adotada (LOPES, 2006, 2007; BALL, 1992) potencializa a apropriação desses documentos como textos sujeitos à (re)interpretações. Tendo como referencial metodológico a análise do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), procuramos analisar marcas textuais nos discursos sobre professor e formação continuada, cujos sentidos ambivalentes são postos em relevo, por meio dos papéis atribuídos ao manual do professor.

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Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BALL, Stephen J . The policy processes and the processes of policy. In: Bowe, R.; Ball, S. & Gold, A. Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. London -- New York: Routlegde, 1992.

CUNHA, L.A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 1991.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UNB, 2001.

GABRIEL, C.T. E se todo o currículo fosse multiculturalmente orientados? In: Anais do XIV ENDIPE , Encontro Nacional de Didática e Pratica de Ensino. Porto Alegre, 2008. CD-Room.

GATTI, J.R.D. Estado e editoras privadas no Brasil: o papel e o perfil dos editores de livros didáticos (1970-1990). Cad. Cedes, Campinas, set./dez. 2005; vol. 25, n. 67, p. 365-377.