UM MODELO AUTÔNOMO E INTEGRADOR DE FORMAÇÃO DOCENTE: A BREVE EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL (1935-1939)

Resumo

Este artigo procura focalizar a breve experiência da Universidade do Distrito Federal, instalada na cidade do Rio de Janeiro por iniciativa do secretário de Educação, Anísio Teixeira, entre 1935 e 1939. Procura analisar as condições políticas locais que permitiram a criação de uma universidade dotada não apenas de autonomia administrativa mas, sobretudo, de autonomia pedagógica, por abrigar intelectuais de diversos matizes ideológicos e propiciar um clima democrático, fato que gerou acirrados embates com o Governo Federal. Destaca a perspectiva integradora que norteou o modelo formativo daquela universidade, pautado tanto pelo compromisso com a difusão do saber e incentivo às atividades de pesquisa, como pelo vínculo estreito com a prática profissional.
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1546
PDF

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

BRZEZINSKI, Íris. Embates na definição da política de formação de professores para a atuação multidisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Respeito à cidadania ou disputa pelo poder? Educação & Sociedade, 1999; ano XX, n. 68, p. 80-108.

CANDAU, Vera. Novos rumos da licenciatura. Relatório final de pesquisa. Rio de Janeiro: Departamento de Educação, PUC-Rio, 1988.

FÁVERO, Maria de Lourdes Albuquerque. Universidade e poder. Rio de Janeiro: Achiamé, 1980.

FÁVERO, Maria de Lourdes Albuquerque. A Universidade do Distrito Federal: uma utopia vetada. Revista Ciência Hoje. Rio de Janeiro, 1996; v.21, no123, p. 69-73.

FÁVERO, Maria de Lourdes Albuquerque. A Universidade do Distrito Federal (1935-39): Centro de estudos e produção do saber. Anais do IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 1998; p. 121-131.

FÁVERO, Maria de Lourdes Albuquerque. A UDF, sua vocação política e científica: um legado para se pensar a universidade hoje. Pro-Posições, Campinas, SP, 2004; v. 15, no. 3 (45), p. 143-162.

FREITAS, Helena. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, 2002; n. 80, v. 23, p. 137-168, set.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).