INTERNATOS, ASILOS E INSTITUIÇÕES DISCIPLINARES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Frota Martinez de Schueler

Resumo

Pesquisas recentes sobre a história da educação brasileira demonstram que, desde o século XIX, em várias localidades do país, houve intensos debates sobre a implantação de uma rede de instituições públicas e particulares de educação, assistência, abrigo e/ou asilamento dos indivíduos. Projetos e iniciativas distintas trouxeram à baila discussões sobre a pertinência, ou não, de intervenção pedagógica sobre corpos de crianças, adultos, pobres, negros, índios e mulheres, num momento em que a forma escolar de educação ainda não tinha se afirmado na sociedade. Nesse movimento de debates e iniciativas concretas, possibilitado pela emergência de dispositivos disciplinares oficiais de normalização dos indivíduos e suas condutas, descortinavam-se as inter-relações entre os processos de estruturação do Estado e a constituição da instrução primária como direito, e dever, de cidadania, numa sociedade hierárquica, desigual e escravista (GONDRA & SCHUELER, 2008).

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

FOUCAULT, Michel. O poder psiquiátrico. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2006.

GONDRA, José; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. Biblioteca Básica de História da Educação, v. 1, São Paulo; Cortez, 2008.

RIZZINI, Irma. O cidadão polido e o selvagem bruto: a educação dos meninos desvalidos na Amazônia Imperial. Rio de Janeiro, 2004. Dissertação (Tese de Doutorado), UFRJ/IFCS/PPGHIS.

RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: PUC, São Paulo: Loyola, 2004.