O APRENDIZADO PARA O TRABALHO DOS MENINOS DESVALIDOS: NEM NEGROS ESCRAVOS E NEM CRIMINOSOS

Conteúdo do artigo principal

Maria Zélia Maia de Souza

Resumo

O presente trabalho visa analisar o treinamento para o trabalho manual empreendido pelo Asilo de Meninos Desvalidos, instituição educacional instalada na Corte, pelo Governo Imperial, em 1875. A matrícula era facultada aos meninos identificados como pobres, entre 6 e 12 anos de idade. Tal instituição foi organizada para ministrar o ensino primário de primeiro e segundo graus e o ensino de ofícios mecânicos. As fontes são constituídas pelos relatórios dos diretores da instituição, associados a uma carta-denúncia de mães inconformadas com o tratamento digno de “negros escravos” conferido aos asilados.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, Historiador. São Paulo, Cia. das Letras, 2003.

CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo, Cia. das Letras, 2004.

BLAKE, Sacramento. Dicionário Bio-bibliográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, Conselho Federal de Cultura, 7 vols., 1979.

FARIA, Sheila de Castro. Censo de 1872. In Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). VAINFAS, R. (org.) Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2002. p. 132.

FELGUERAS, Margarida Louro. A organização do tempo da criança em internato. In FERNANDES, Rogério & MIGNOT, Ana Christina. (Orgs.) O tempo na escola. Porto: Editora Prefediçoes, 2008. p. 99-122.

FONSECA, Marcus Vinicius. A educação dos negros: uma nova face do processo de abolição do trabalho escravo no Brasil. Educação em revista. Belo Horizonte, n. especial, 95-119, set/2000.