“ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA”: DISCIPLINA, SUBVERSÃO E PROCESSO ADMINISTRATIVO NO INSTITUTO PROFISSIONAL JOÃO ALFREDO/RJ NO FINAL DOS ANOS 1910

Conteúdo do artigo principal

José Cláudio Sooma Silva

Resumo

O texto analisa relações estabelecidas, cotidianamente, entre as estratégias disciplinares e uma rotina de surpresas presente nos aparatos institucionais (desvios, acasos, subversões). Para tanto, elegeu-se como objeto de investigação uma instituição idealizada para “acolher, proteger e educar” a infância masculina “pobre e órfã”, o Instituto Profissional João Alfredo (IPJA), e, como foco de análise, um processo administrativo instaurado contra o inspetor-chefe de alunos, Braz de Souza, no biênio 1919-1920.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ABREU, Maurício de Almeida. Da habitação ao hábitat: a questão da habitação popular no Rio de Janeiro e sua evolução. In: Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, n.o 10, maio-ago. 2003, pp. 161-77.

AZEVEDO, André Nunes de. A Reforma Pereira Passos: uma tentativa de integração urbana. In: Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, n.o 10, maio-ago. 2003, pp. 35- 63.

BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos, um Haussman Tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes/Departamento Geral de Documentação e Informação Cultura/Divisão de Editoração, 1992.

CAMARA, Sônia. Sob a Guarda da República: a infância menorizada no Rio de Janeiro da década de 1920. Tese (Doutorado). São Paulo: USP, 2006.

CAMARA, Sônia. Por uma Cruzada Regeneradora. A cidade do Rio de Janeiro como canteiro de ações tutelares e educativas da infância menorizada na década de 1920”. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org). Educação e Reforma: o Rio de Janeiro nos anos 1920-1930. Belo Horizonte: Argumentum, 2008, pp. 145-73.

DE CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.