Resumo
Este artigo apresenta, como tema central, a memória das egressas do Asilo de Órfãs da Santa Casa de Misericórdia de Campinas, mediante operações explícitas ou implícitas, tecendo a trajetória de vida até a adultez. Emergiu a questão: Qual o estereótipo das mulheres formadas no Asilo: treinamento de empregadas domésticas ou promoção social; e como a educação, sob a Congregação de São José de Chambèry, refletiu em suas vidas? Este trabalho aborda o século XX, e início do XXI. As fontes foram, basicamente, documentos institucionais da Santa Casa, da Congregação francesa, acervo do Centro de Memória UNICAMP, fotografias, depoimentos de egressas.Referências
BERTAUX, Daniel. L'approche Biografique: sa validité methodologique, ses potencialités. Cahiers internationaux de Sociologie. [S.l.: s.n], v. LXIX, 1980.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade - lembrança de velhos. 7.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BOURDIEU. Pierre. O poder simbólico: memória e sociedade. Lisboa: Difel, 1989.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean C. A Reprodução. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BRASIL. Código Civil. PINTO, Antonio L de T. et al (Org.). 53.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).