JUVENTUDES RIZOMÁTICAS: PROBLEMATIZAÇÕES DA SEXUALIDADE EM ABRIGOS E INSTITUIÇÕES DE CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Conteúdo do artigo principal

Luan Carpes Barros Cassal
Mayra Silva Bressy Lameirão
Pedro Paulo Gastalho de Bicalho

Resumo

Infância e adolescência são conceitos construídos socialmente; não existe, assim, uma vivência universal de juventude. Jovens pobres foram historicamente criminalizados e internados em instituições para controle social, a partir de uma rede de discursos, saberes e práticas. A experiência de abrigamento cumpre a função de exclusão desses sujeitos, promovendo a legitimação dos modos de existência socialmente tidos como “norma”. Restringe, ainda, as possibilidades de experimentação da sexualidade, direito humano que deve ser garantido. Apontamos, desse modo, a problematização da sexualidade no interior dessas instituições, com gestores, profissionais e jovens, para promover um exercício autônomo de seu corpo e sua sexualidade.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ADUFRJ. Nova pesquisa quer justificar velhas práticas de extermínio e exclusão. Jornal Seção Sindical. 25 fev. 2008. p. 6.

ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BAPTISTA, L. A. A atriz, o padre e a psicanalista -- os amoladores de facas. In: Cidade dos Sábios. São Paulo: Summus, 1999.

BICALHO, P. P. G. Subjetividade e abordagem policial: por uma concepção de direitos humanos onde caibam mais humanos. Tese (Doutorado em Psicologia). Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

BRASIL. Congresso Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente. (Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990). Brasília, 1990.