POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA A PARTIR DOS PCN PARA O ENSINO MÉDIO

Conteúdo do artigo principal

Hugo Heleno Camilo Costa
Alice Casimiro Lopes

Resumo

O artigo analisa o documento da área de Ciências Humanas e suas tecnologias, dos parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio, com foco na Geografia. Esse documento é entendido como uma das mais importantes representações da política de currículo para o Ensino Médio e analisado tendo em vista a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball. São priorizadas a análise das competências, das disciplinas escolares e da interdisciplinaridade, defendendo a existência não apenas de uma inter-relação entre conteúdos disciplinares e competências, mas entre integração curricular de forma geral e disciplinaridade. Essa inter-relação é evidenciada pela análise das abordagens dos significantes cultura e social/sociedade, argumentando como esses significantes são, simultaneamente, utilizados como justificativa de uma suposta naturalidade da integração na área de Ciências Humanas e de uma afirmação da disciplinaridade da Geografia. Nessa análise, são também discutidas as relações entre particular e universal, com base em Laclau.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ABREU, Rozana Gomes de. A concepção de currículo integrado e o ensino de Química no Novo Ensino Médio. In: Anais da 24a. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2001. pp. 1-8.

ABREU, Rozana Gomes de. A concepção de currículo integrado e o ensino de química no “novo ensino médio” (dissertação). Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.

BALL, Stephen. Education reform -- a critical and post-structural approach. Buckinghan: Open University, 1994.

ABREU, Rozana Gomes de. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. In: Currículo sem fronteiras, v.1, n.2, Jul/Dez, 2000. pp.99-116.

BALL, Stephen; BOWE, Richard & GOLD, Annie. Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. Londres - Nova York: Routlegde, 1992.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Nacional de Educação Básica. Ensino das humanidades: a modernidade em questão. São Paulo: Cortez; Brasília: SENEB, 1991.