POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA A PARTIR DOS PCN PARA O ENSINO MÉDIO

Hugo Heleno Camilo Costa, Alice Casimiro Lopes

Resumo


O artigo analisa o documento da área de Ciências Humanas e suas tecnologias, dos parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio, com foco na Geografia. Esse documento é entendido como uma das mais importantes representações da política de currículo para o Ensino Médio e analisado tendo em vista a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball. São priorizadas a análise das competências, das disciplinas escolares e da interdisciplinaridade, defendendo a existência não apenas de uma inter-relação entre conteúdos disciplinares e competências, mas entre integração curricular de forma geral e disciplinaridade. Essa inter-relação é evidenciada pela análise das abordagens dos significantes cultura e social/sociedade, argumentando como esses significantes são, simultaneamente, utilizados como justificativa de uma suposta naturalidade da integração na área de Ciências Humanas e de uma afirmação da disciplinaridade da Geografia. Nessa análise, são também discutidas as relações entre particular e universal, com base em Laclau.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v4i7.1581

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