O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS TÉCNICAS: O CASO DA FAETEC

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar os dados da pesquisa1 que vem sendo realizada na Escola Técnica Estadual República, cujo objetivo é traçar o perfil sócio-econômico dos alunos. A pesquisa pretende investigar o processo de escolarização dos alunos das escolas técnicas, considerando os diversos tipos de vinculação destas com o sistema produtivo. Nessa direção, uma questão importante é saber quais são as expectativas dos alunos das classes populares no que diz respeito à ascensão social via formação média e técnica. Buscando oferecer subsídios para a análise desses dados, será sistematizado o debate teórico da bibliografia sobre a classe média.

https://doi.org/10.20500/rce.v4i7.1582
PDF

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio (orgs). Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, Pierre. A distinção -- crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.

BRAVERMANN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.

LOCKWOOD, David. El trabajador de la clase media: un estúdio sobre la consciência de clase. Madrid: Aguilar, 1962.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Lisboa: editorial Avante, 1975.

POULANTZAS, Nicos. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

SAES, Décio. Classe média e sistema político no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, 1985.

SAES, Décio. Classe média e escola capitalista. Crítica Marxista. Cemarx, IFCH, UNICAMP, n° 21, 2005

WRIGHT MILLS, C. A nova classe média. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).