O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS TÉCNICAS: O CASO DA FAETEC
Resumo
O objetivo do artigo é apresentar os dados da pesquisa1 que vem sendo realizada na Escola Técnica Estadual República, cujo objetivo é traçar o perfil sócio-econômico dos alunos. A pesquisa pretende investigar o processo de escolarização dos alunos das escolas técnicas, considerando os diversos tipos de vinculação destas com o sistema produtivo. Nessa direção, uma questão importante é saber quais são as expectativas dos alunos das classes populares no que diz respeito à ascensão social via formação média e técnica. Buscando oferecer subsídios para a análise desses dados, será sistematizado o debate teórico da bibliografia sobre a classe média.
Texto completo:
PDFReferências
BOURDIEU, Pierre. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio (orgs). Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BOURDIEU, Pierre. A distinção -- crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.
BRAVERMANN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
LOCKWOOD, David. El trabajador de la clase media: un estúdio sobre la consciência de clase. Madrid: Aguilar, 1962.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Lisboa: editorial Avante, 1975.
POULANTZAS, Nicos. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
SAES, Décio. Classe média e sistema político no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, 1985.
SAES, Décio. Classe média e escola capitalista. Crítica Marxista. Cemarx, IFCH, UNICAMP, n° 21, 2005
WRIGHT MILLS, C. A nova classe média. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v4i7.1582
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.