A CIDADE CONTRA A ESCOLA? O CASO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Conteúdo do artigo principal

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Mariane C. Koslinski

Resumo

Este artigo analisa como vários contextos sociais da cidade do Rio de Janeiro, gerados pela tradução espacial da estratificação social, explicam a performance escolar diferenciada de crianças que frequentam escolas de Ensino Fundamental da rede pública. A pesquisa fez uso de análises espaciais usando técnicas de geoprocessamento e construiu modelos de regressão hierárquicos, incluindo indicadores sociodemográficos, indicadores da infraestrutura e do contexto social das escolas, e dados sobre a origem socioeconômica e da proficiência dos alunos. Mostra a importância de considerar a organização social do território como esfera também capaz de limitar o crescimento global da eficácia escolar e a democratização do acesso a oportunidades educacionais.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ABRAMO, P. . A teoria econômica da favela, In P. ABRAMO (org.) A Cidade da informalidade. O desafio das cidades latino-americanas, Sete Letras/FAPERJ, Rio de janeiro, 2003.

AINSWORTH, J. W. . Why does it take a village? The mediation of neighborhood effects on educational achievement. Social Forces, 81(1), 117-152, 2002.

ALVES, M. T. . O efeito das escolas para a aprendizagem de seus alunos: um estudo longitudinal no Ensino Fundamental. Trabalho apresentado no 30º Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, 24-28 de Outubro de 2006. 2006a.

ALVES, F.; FRANCO, C.; RIBEIRO, L. C. Q. . Segregação Residencial e Desigualdade Escolar no Rio de Janeiro. In: RIBEIRO, L.C. Q. ; KAZTMAN, R. (ed.) A cidade contra a Escola: Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008.

ANDRADE, M. I. T. (2004). Direitos de Propriedade e renda pessoal: um estudo de caso das comunidades do caju. Dissertação de mestrado (Economia), UFRJ, 2004.