A CIDADE CONTRA A ESCOLA? O CASO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, Mariane C. Koslinski

Resumo


Este artigo analisa como vários contextos sociais da cidade do Rio de Janeiro, gerados pela tradução espacial da estratificação social, explicam a performance escolar diferenciada de crianças que frequentam escolas de Ensino Fundamental da rede pública. A pesquisa fez uso de análises espaciais usando técnicas de geoprocessamento e construiu modelos de regressão hierárquicos, incluindo indicadores sociodemográficos, indicadores da infraestrutura e do contexto social das escolas, e dados sobre a origem socioeconômica e da proficiência dos alunos. Mostra a importância de considerar a organização social do território como esfera também capaz de limitar o crescimento global da eficácia escolar e a democratização do acesso a oportunidades educacionais.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1590

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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

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