CINEMA E ESCOLA, SOB O RISCO DA DEMOCRACIA

Cezar Migliorin

Resumo


Cinema e escola, sob o risco da democracia. Ensaio sobre a presença do cinema na escola e a dimensão política dessa prática a partir das características e potências do cinema. O ensaio desenvolve uma reflexão sobre a relação entre estética e democracia e a conexão desta com a educação.

Palavras-chave


Educação -- Cinema -- Democracia

Texto completo:

PDF

Referências


BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE/FE/UFRJ, 2008.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE/FE/UFRJ, 2008.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder: A Inocência Perdida -- Cinema, Televisão, Ficção, Documentário. Minas Gerais: UFMG, 2008.

DELEUZE, Gilles. L'image-Temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mille plateaux. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v5i9.1604

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.