Alfabetização: ler e escrever através do projeto “Aprendendo a conviver na escola”

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Aline do Nascimento Araújo Gonçalves do Nascimento Araújo Gonçalves
Neudiane Moreira Felix Moreira Felix
José Wanderley Santos Chagas Santos Chagas
Evaneide Dourado Martins Dourado Martins
Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues de Menezes Rodrigues

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre educação de valores, com resultados de uma investigação com objetivo de analisar as contribuições que o projeto “Aprendendo a conviver na escola - leitura, escrita e valores” Pibid/UVA/Pedagogia/2014, realizado na E.E.I.F. Antônio Benício de Vasconcelos, proporcionou às crianças do 1º, 2º e 3º ano, em relação à aprendizagem de leitura, escrita e de valores. O estudo se baseia nos autores, Martins (2005), Zabalza (2000), Trevisol (2009). Fez-se um estudo de caso, com abordagem qualitativa, com uma entrevista semiestruturada com professores e roda de conversa com os alunos. A partir da pesquisa constatou-se que o projeto contribuiu significativamente para a aprendizagem das crianças em relação à leitura, escrita e valores.

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Artigos
Biografia do Autor

Aline do Nascimento Araújo Gonçalves do Nascimento Araújo Gonçalves, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA Professora - Pesquisadora do PARFOR/Pedagogia

Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade FAPAF (2016). Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014). Tem experiência docente na Educação Superior pela UVA, também na Rede Municipal de ensino nas turmas de Ensino Infantil e Fundamental I. Atualmente é Professora Pesquisadora I do Programa PARFOR/CAPES/UVA.

Neudiane Moreira Felix Moreira Felix, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Professora - Pesquisadora do PARFOR/Letras

Especialista em Gestão e Docência da Educação Superior pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014). Formação em Letras pela - UVA (2009). Professora Pesquisador II do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/Letras/UVA. É Orientadora Educacional no Departamento de Educação a Distância do Centro Universitário Inta - UNINTA.

José Wanderley Santos Chagas Santos Chagas, Centro Universitário Inta - UNINTA Departamento de Educação a Distância - EAD Orientador Educacional

Pós-graduado em Ensino de Língua Portuguesa, pelo Instituto ALFA (2014). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Licenciado em Letras-Português pelo (PARFOR). Tem experiência na rede municipal de Ensino Fundamental II, onde atuou em Forquilha (2012-2016). Atualmente atua como Orientador Educacional na área de Educação a Distância no Centro Universitário Inta - UNINTA.

Evaneide Dourado Martins Dourado Martins, Centro Universitário Inta - UNINTA Departamento de Educação a Distância - EAD Orientador Educacional

Especialista em Gestão, Coordena­ção, Planejamento e Avaliação Escolar, (2015) e especialista em Educa­ção a Distância (2012). Professora dos cursos na Modalidade a Dis­tância pelo Centro Universitário INTA - UNINTA. Atualmente é Autora roteirista multimídia de material didático da Pró-Diretoria Pedagógica de Novas Tecnologias em Educação e Educação a Distância do Instituto Superior de Teologia Aplicada INTA-UNINTA.

Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues de Menezes Rodrigues, Faculdade Luciano Feijão-FLF Professora, Orientadora e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), linha de Avaliação Educacional, eixos Avaliação do Ensino-Aprendizagem e Avaliação Curricular. Especialista em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Professora, Orientadora e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Luciano Feijão. Dedica-se a atividades de Consultoria Educacional.

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