LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN

Maria Fernanda Rezende Nunes, Sonia Kramer

Resumo


Este texto tem como objetivo analisar as concepções de alfabetização de Mikhail Bakhtin e Paulo Freire, teóricos que concebem a linguagem de forma dialógica, contribuindo a compreensão e análise dos processos de alfabetização. Inicialmente, os dois teóricos são contextualizados. Em seguida, os conceitos de diálogo, consciência e julgamentos de valor são aproximados e entrecruzados. Ao final, a partir do diálogo empreendido, são explicitadas algumas implicações para a prática educativa na escola.

Palavras-chave


Linguagem. Alfabetização. Bakhtin.

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Referências


BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem, São Paulo, Hucitec, 1988.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética - a teoria do romance. São Paulo, Hucitec, 1990.

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BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1624

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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

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