Linguagem escrita na educação infantil: produções apresentadas na Anped (2000-2017)

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Sílvia Adriana Rodrigues
Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Resumo

Neste artigo abordamos a linguagem escrita no contexto da Educação Infantil, especificamente a questão de ser adequado ou não alfabetizar nesse momento. Em estudo do tipo bibliográfico, realizamos um levantamento da produção apresentada nas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Gra-duação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período compreendido entre os anos de 2000 a 2017, que tratasse da temática. Foram então selecionados nove textos, cuja análise levou à constatação de um consenso de que deve haver o trabalho com linguagem escrita no nível de ensino em questão; no entanto, os argumentos para tal ponto de vista se dividem em duas vertentes: uma em defesa da prática da alfabetização e outra pelo trabalho por meio do letramento.

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Artigos
Biografia do Autor

Sílvia Adriana Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação do Campus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá, MS. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Profissão Docente, Formação, Identidade e Representações Sociais - GPDFIRS-FCT/UNESP.

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação do Campus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá, MS. Líder do Grupo de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Forprat). Coordenadora do Laboratório de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Laforprat).

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