A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PORTUGAL: REFLEXÕES EM TORNO DO ATUAL MODELO
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Palavras-chave

formação inicial de professores
modelo de formação
profissão docente.

Como Citar

Pintassilgo, J., & Oliveira, H. (2013). A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PORTUGAL: REFLEXÕES EM TORNO DO ATUAL MODELO. Revista Contemporânea De Educação, 8(15), 26–42. https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1684

Resumo

O presente artigo tem por finalidade a apresentação do modelo de formação inicial de professores vigente em Portugal na sequência do enquadramento proporcionado pelo chamado processo de Bolonha. Procuraremos aqui traçar as principais características desse modelo, aproveitando para refletir sobre alguns aspetos da sua concretização, tomando como exemplo o caso da Universidade de Lisboa. Refletiremos, ao longo do texto, sobre as soluções encontradas por esse modelo para alguns dos grandes dilemas associados historicamente à formação de professores.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1684
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Referências

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PINTASSILGO, J. La formazione degli insegnanti in Portogallo: riflessioni sul modello attuale. Annali Online della didattica e della formazione docente. Revista annuale online. Università delli Studi di Ferrara. Dall'Italia all'Europa. Politica scolastica e formazione docente (a cura di Luciana Bellatalla), n. 1, p. 14-24, 2010. Disponível em: http://annali.unife.it/SSIS/

PINTASSILGO, J.; MOGARRO, M. J.; & HENRIQUES, R. P. A formação de professores em Portugal. Lisboa: Edições Colibri, 2010.

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Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

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