A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PORTUGAL: REFLEXÕES EM TORNO DO ATUAL MODELO

Autores

  • Joaquim Pintassilgo Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Hélia Oliveira Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1684

Palavras-chave:

formação inicial de professores, modelo de formação, profissão docente.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade a apresentação do modelo de formação inicial de professores vigente em Portugal na sequência do enquadramento proporcionado pelo chamado processo de Bolonha. Procuraremos aqui traçar as principais características desse modelo, aproveitando para refletir sobre alguns aspetos da sua concretização, tomando como exemplo o caso da Universidade de Lisboa. Refletiremos, ao longo do texto, sobre as soluções encontradas por esse modelo para alguns dos grandes dilemas associados historicamente à formação de professores.

Referências

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PINTASSILGO, J. La formazione degli insegnanti in Portogallo: riflessioni sul modello attuale. Annali Online della didattica e della formazione docente. Revista annuale online. Università delli Studi di Ferrara. Dall'Italia all'Europa. Politica scolastica e formazione docente (a cura di Luciana Bellatalla), n. 1, p. 14-24, 2010. Disponível em: http://annali.unife.it/SSIS/

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Publicado

2013-07-30

Edição

Seção

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional