INCLUSÃO DE ADOLESCENTES DEFICIENTES VISUAIS EM ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO SEXUAL: UMA PROPOSTA INOVADORA
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

adolescência
deficiência visual
orientação sexual.

Comment citer

Paixão, L. de P. (2013). INCLUSÃO DE ADOLESCENTES DEFICIENTES VISUAIS EM ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO SEXUAL: UMA PROPOSTA INOVADORA. Revista Contemporânea De Educação, 8(15), 234–252. https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1695

Résumé

Este artigo teve como objetivo relatar e analisar o trabalho de orientação sexual desenvolvido em uma escola que atende adolescentes deficientes visuais. Além disso, discutiu as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e de autores sobre a abordagem deste tema transversal. Foi possível perceber que a Instituição de ensino apresenta um programa inovador com recursos didáticos e atividades que atendem às necessidades dos alunos com deficiência visual.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1695
PDF (Português (Brasil))

Références

AMARAL, L. A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, J. G. (Org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas

teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p.11-30.

BALEEIRO, M. C. et al. Sexualidade do adolescente: fundamentos para uma ação educativa. Salvador: Fundação Odebrecht; Vitória: Educativa -- Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais e Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/orientação sexual. Brasília: MEC/SEF,

BRUNS, M. A. de T. Deficiência visual e educação sexual: a trajetória dos preconceitos -- ontem e hoje. Revista Benjamin Constant. Rio de Janeiro, ano. 6, n. 17, p. 24-30, dez. 2000a.

BRUNS, M. A. de T; SANTOS, C. A educação sexual pede espaço: novos horizontes para a práxis pedagógica. São Paulo: Ômega Editora, 2000b.

Licence Creative Commons

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

© Revista Contemporânea de Educação 2014

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.