RELAÇÕES POLÍTICAS LOCAIS NO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS (NOVO HAMBURGO/RS-1952)

Autores

  • Itaara Gomes Pires
  • José Edimar de Souza
  • Sônia Maria de Oliveira da Rosa UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v8i16.1708

Palavras-chave:

políticas educacionais, micro política, ensino primário.

Resumo

Analisa fragmentos de legislação educacional no âmbito do “contexto de influências” de S. Ball, a partir de regimento escolar do município de Novo Hamburgo/RS, da década de 1950. Utiliza-se do referencial teórico da História Cultural e metodológico de análise documental. Constata-se que a rede de influências macro/micro permeou os processos e práticas de institucionalização de políticas educacionais para o ensino primário no município em estudo.

Referências

ALMEIDA, JANE SOARES DE. Apresentação. In: SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. 2a. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006, p. 1-9.

BACELLAR, Carlos. Fontes documentais. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes históricas. 3ª. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

BALL, Stephen.; MAINARDES, Jefferson. (Orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

BALL, Stephen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n. 2. p. 99-116, jul./dez. 2001. On line.

BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. Arquitetura e espaço escolar: o exemplo dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903 -- 1928). In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino. (Org.). História da Educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude; trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade, 2002.

Downloads

Publicado

2014-06-11