SOBRE INFÂNCIA E (IN)DISCIPLINA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS

Conteúdo do artigo principal

Melissa Probst
Joe Garcia

Resumo

Pautado na representação que os profissionais da educação tem de infância, escola e indisciplina, o presente texto é resultante de estudos bibliográficos. Pretende-se discutir aspectos das tramas de relações sociais e culturais que determinam as formas de praticar a ação pedagógica sobre o corpo infantil. Parte-se dos conceitos de “decalque” e “mapa” para pensar as formas pelas quais a criança é representada em contexto escolar. Acredita-se em oposição ao conceito de decalque, o de mapa permite perceber os seus movimentos e relações com e no mundo como construção que permite a sua experimentação, colocando em questão o estereótipo de indisciplina.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Melissa Probst, Universidade Regional de Blumenau

Graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999), graduação em História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012) e mestrado em Educacao pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2010). Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

 

Joe Garcia

Licenciado em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), e Bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995), e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Professor da Universidade Tuiuti do Paraná, onde atua no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação

Referências

CÉSAR, Maria Rita de Assis. Corpo, escola, biopolítica e arte como resistência. Temas & matizes, Cascavel, v. 6, n. 11, p. 79-88, 2007.

CORAZZA, Sandra Mara. A educação no século XXI: desafio da diferença pura. Ariús, Campina Grande, v. 15, n. 1, p. 9-16, jan.-jun. 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DONATELLI, Dante. Quem me educa?: a família e a escola diante da (in)disciplina. São Paulo: Arx, 2004.

ESTRELA, Maria Teresa. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto: Porto Editora, 1998