O RETORNO DOS JOVENS À ESCOLA: A CENTRALIDADE DO TRABALHO

Conteúdo do artigo principal

Nayara Cristina Carneiro de Araujo
Miriam Fabia Alves
Claudia Borges Costa

Resumo

O artigo discute a EJA considerando a centralidade do trabalho no retorno dos jovens à escola. Investigou-se o perfil dos educandos do Proeja-Fic/Pronatec da rede municipal de Goiânia/GO considerando cento e oito questionários formulados pela Divisão de Ensino Fundamental de Adolescentes, Jovens e Adultos aos educandos de uma escola que experimenta a integração entre formação geral e qualificação profissional no ensino fundamental; e 14 (catorze) entrevistas com educandos que declararam exercer alguma atividade profissional no momento.  A pesquisa foi impulsionada pela reflexão sobre a situação dos jovens trabalhadores, apontando o trabalho enquanto motivação nesse retorno dos jovens à escola.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nayara Cristina Carneiro de Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/ UERJ), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (linha de pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais), atuando principalmente em temas relacionados à Educação de Jovens e Adultos e Educação do Trabalhador. Possui título de especialista em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011) e graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2010).

Miriam Fabia Alves, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em História pela UEG - Universidade Estadual de Goiás (1992), mestrado em Educação pela UFG - Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Educação pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professora adjunta na Faculdade de Educação da UFG e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi diretora da Faculdade de Educação/UFG (mandato de 2010-2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História, Políticas e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Organização e Gestão Escolar e História da Educação em Goiás. Atualmente é Coordenadora das Licenciaturas/UFG e Educação Básica.

Claudia Borges Costa, Universidade de Brasil

possui graduação em História pelo Centro Universitário de Brasília (1989). E mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação oferecido pela Universidade Católica de Goiás-UCG com defesa de dissertação em agosto de 2008. Atualmente é apoio pedagógico da Divisão de Ensino Fundamental - Alfabetização de Jovens e Adultos/DEF-AJA da Secretaria Municipal de Educação/SME. Tem experiência na área de Educação, com estudos em políticas públicas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos/EJA. Com ênfase nos seguintes temas: formação do homem e história, trabalho-educação e educação popular.

Referências

BARBOSA, Alexandre de Freitas. O conceito de trabalho informal, sua evolução histórica e o potencial analítico atual: para não jogar a criança fora junto com a água do banho. IN: OLIVEIRA, R.; GOMES, Darcilene; TARGINO, Ivan (orgs.). Marchas e contramarchas da informalidade do trabalho: das origens às novas abordagens. João Pessoa: Editora Universitária, 2011.

BRASIL. Comunicado n.º 160: Um retrato de duas décadas do mercado de trabalho brasileiro utilizando a Pnad. IPEA, 2013.

BOF, Alvana Maria (org.) A educação no Brasil rural. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

CASTELLS, M.; BENTON, L.; PORTES, A.. The informal economy: studies in advanced and less developed countries. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1989.

CAMINI, Isabela. O cotidiano pedagógico de professores e professoras em uma escola de assentamento do MST: Limites e desafios. Mestrado em Educação. Porto Alegre: PPGEDU/UFRGS, 1998.

GORZ, André. Los Caminos del Paraiso - Para comprender la crisis y salir de ella por la izquierda. Barcelona: Editorial Laia, 1986.

GORZ, André. Adeus ao Proletariado - Para além do socialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

GORZ, André. Metamorfosis del Trabajo: Busqueda del Sentido. Madrid: Editorial Sistema, 1991.

GORZ, André. Miserias del Presente, Riqueza de lo Posible. Buenos Aires: Editorial Paidós, 1998.

GRAMSCI. Antônio. Cadernos do cárcere. vol. 1. Trad. Carlos Nelson Coutinho; co-edição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999 e 2004a.

HOBSBAWN. Eric. A era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

MORAES, Carmen Sylvia V. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores de Qualidade: Regime de Colaboração e sistema nacional de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, jul.-set. 2013. p. 979-1001.

OFFE, Claus. Problemas estruturais e perspectivas para o futuro da sociedade do trabalho -- Trabalho & Sociedade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

OLIVEIRA, Martha Khol. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Trabalho encomendado pelo GT “Educação de pessoas jovens e adultas” e apresentado na 22ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 1999.

POCHMANN, Marcio. Desafios do desenvolvimento brasileiro. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, jul.-set. 2013. p. 705-722.

SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

TOURAINE, Alain. O Pós Socialismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.