A ALQUIMIA DE UMA DOMINAÇÃO E A POSSIBILIDADE DE SUA TRANSFORÇÃO: EDUCAÇÃO E POLÍTICA EM P. BOURDIEU

Emiliano Gambarotta

Resumo


Este trabalho aborda a perspectiva de Pierre Bourdieu concebendo-a como uma vasta pesquisa sobre a dominação social. Neste contexto, o artigo concentra-se nas suas pesquisas referentes ao sistema de ensino para assim identificar os diferentes mecanismos através dos quais esse sistema contribui com a reprodução das relações de dominação estabelecidas. Com base nestes aspectos, são questionadas as criticas que Henry Giroux faz à perspectiva de Bourdieu, a partir da sua “teoria da resistência”. Finalmente, investigamos as maneiras pelas quais poder-se-iam suspender tais mecanismos e, com eles, as relações de dominação.

Palavras-chave


sistema de ensino, alquimia simbólica, nobreza escolar

Texto completo:

PDF (Español (España))

Referências


BOURDIEU, Pierre. La nobleza de estado. Buenos Aires: Siglo XXI, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Razones prácticas. Barcelona: Anagrama, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Meditaciones pascalianas. Barcelona: Anagrama, 1999.

BOURDIEU, Pierre. La dominación masculina. Barcelona: Anagrama, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Intervenciones, 1961-1995. Córdoba: Ferreyra Editor, 2005.

BOURDIEU, Pierre y PASSERON, Jean-Claude. Los herederos. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.

BOURDIEU, Pierre y DARBEL, Alain. El amor al arte. Buenos Aires: Prometeo, 2012.

BOURDIEU, Pierre y PASSERON, Jean-Claude. La reproducción. México: Fontamara, 1996.

BOURDIEU, Pierre y SAINT MARTIN, Monique. Las categorías del juicio profesoral. Propuesta educativa, FLACSO, Año 9, Nº 19, 1998.

AUTOR, 2014.

AUTOR, 2014b.

GIROUX, Henry. Teoría y resistencia en educación. México: Siglo XXI, 2004

GIROUX, Henry. Teorías de la reproducción y la resistencia en la nueva sociología de la educación: un análisis crítico. Cuadernos Políticos, México, Editora Era, Nº 44, 1985 (citado de la versión digital disponible en www.cuadernospoliticos.unam.mx).

PARSONS, Talcott. El sistema social. Madrid: Revista de Occidente, 1976.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

    


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.