MOVIMENTO FEMINISTA E EDUCAÇÃO: CARTAS DE MARIA LACERDA DE MOURA PARA BERTHA LUTZ (1920-1922)

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Nailda Marinho da Costa
Angela Maria Souza Martins

Resumo

Este artigo analisa as cartas enviadas por Maria Lacerda de Moura a Bertha Lutz entre 1920 e 1922. As cartas foram encontradas a partir de uma pesquisa institucional cujo objetivo foi identificar o ideário educativo da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Refletimos sobre a utilização da carta missiva como fonte de pesquisa que pode revelar traços, pistas e sinais, como assinala Ginzburg, não somente das histórias individuais dessas mulheres, mas de suas histórias coletivas e também da sociedade em que viveram.  Mostramos que apesar de algumas confluências na luta pela educação feminina, existiam diferenças nas concepções de Bertha Lutz e Maria Lacerda de Moura, pois a trajetória de ambas apresenta peculiaridades conduzindo a diferentes visões de mundo.  

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Artigos
Biografia do Autor

Nailda Marinho da Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Educação na área de História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996); Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFF (1989); Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1987); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Na UNIRIO é líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (NEPHEBUnirio), coordenando o Laboratório para o Ensino de Filosofia e História da Educação (LEFHE). Tem experiência no magistério do ensino fundamental ao superior; na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia; na área de Educação com ênfase em História da Educação tem pesquisado os seguintes temas: educação feminina, educação integral, acervos e fontes, instituições escolares. Pesquisadora da FAPERJ do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2012-2015). É sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação. Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/PPGE  (PNPD/CAPES)

Angela Maria Souza Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Educação pelo IESAE da Fundação Getúlio Vargas - RJ e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professora Associada 4 aosentada, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, educação libertária, pensamento educacional brasileiro, profissão docente, formação de professores e historiografia da educação.

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