Resumo
O ensaio defende a posição de que o professor universitário, atuando em um contexto marcado pela globalização, não prescinde de recursos éticos para desenvolver com proeminência sua tarefa. Assim, com o intuito de enfrentar os desafios impostos para os cursos de nível superior, igualmente afetados pela globalização, os docentes podem encontrar nas práticas argumentativas - que visam à adesão de seus auditórios (discentes) - elementos para tornar as relações pedagógicas mais proativas, sem se afastarem da proposta de formar integralmente o aluno para o mundo e para o mercado de trabalho.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARENDT, Hannah. A condição humana. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CARNEIRO, Moacir Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
GOERGEN, Pedro. Educação para a responsabilidade social: pontos de partida para uma nova ética. In.: SEVERINO, Francisca E. S. (org.) Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
MEYER, Michel. Questões de retórica: linguagem, razão e sedução. Lisboa: Edições 70, 2007.
PERELMAN, Chaïm. L'empire rhétorique. Paris: Vrin, 1988.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
PEDROSO, Ediberto Tadeu. Humanizar a administração: com sabedoria e competência. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SEVERINO, Francisca Eleodora Santos. Ética e responsabilidade social no ensino superior. In.: SEVERINO, Francisca Eleodora Santos (org.) Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).