O DILEMA ÉTICO E A PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA À LUZ DA ARGUMENTAÇÃO

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Jairo de Carvalho Guimarães
Renato José de Oliveira

Resumo

O ensaio defende a posição de que o professor universitário, atuando em um contexto marcado pela globalização, não prescinde de recursos éticos para desenvolver com proeminência sua tarefa. Assim, com o intuito de enfrentar os desafios impostos para os cursos de nível superior, igualmente afetados pela globalização, os docentes podem encontrar nas práticas argumentativas - que visam à adesão de seus auditórios (discentes) - elementos para tornar as relações pedagógicas mais proativas, sem se afastarem da proposta de formar integralmente o aluno para o mundo e para o mercado de trabalho.

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Artigos
Biografia do Autor

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorado em Educação (UFRJ); mestrado em Administração e Controladoria (UFC); especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFCE); graduação em Administração (FACE); professor Adjunto I do Curso de Administração do Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano (PI).

Renato José de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador do Grupo de Pesquisas sobre a Ética na Educação (GPEE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Retórica e Argumentação na Pedagogia. Suas principais áreas de investigação são: relações entre ética, retórica e educação; análise retórica dos discursos educacionais; racionalidade argumentativa em pesquisas educacionais: questões de teoria e de método.

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