EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Daniela da Costa Britto Pereira Lima
Thabyta Lopes Rego

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender e analisar as repercussões da implementação das leis n°10.639/03 e n°11.645/08 em ações pedagógicas desenvolvidas e registradas em instituições de Educação Infantil numa Rede Municipal de Educação.  Desta forma, realizou-se pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental.  Apresentou-se o percurso histórico e legal da educação infantil e das relações étnico-raciais para analisar sistematizações de projetos institucionais, projetos de trabalho e relatórios mensais das instituições participantes da pesquisa. Os dados analisados mostraram que as instituições têm realizado progressos na promoção da educação das relações étnico-raciais, porém, sinalizam a necessidade de formação para que os profissionais possam qualificar ainda mais as ações pedagógicas realizadas. 

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Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Professora da Faculdade de Educação - UFG; Professora Colaboradora do Mestrado Interdisciplinar em educação, Linguagem e Tecnologias; Editora da Revista RBPAE e da Revista UFG.

Thabyta Lopes Rego, Universidade Federal de Goiás

Rede Municipal de Educação de Goiânia

Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás

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