EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Thabyta Lopes Rego

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender e analisar as repercussões da implementação das leis n°10.639/03 e n°11.645/08 em ações pedagógicas desenvolvidas e registradas em instituições de Educação Infantil numa Rede Municipal de Educação.  Desta forma, realizou-se pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental.  Apresentou-se o percurso histórico e legal da educação infantil e das relações étnico-raciais para analisar sistematizações de projetos institucionais, projetos de trabalho e relatórios mensais das instituições participantes da pesquisa. Os dados analisados mostraram que as instituições têm realizado progressos na promoção da educação das relações étnico-raciais, porém, sinalizam a necessidade de formação para que os profissionais possam qualificar ainda mais as ações pedagógicas realizadas. 


Palavras-chave


Educação; Relações étnico-raciais; Educação infantil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v12i23.2958

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