O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O POSICIONAMENTO DOS SUJEITOS

Conteúdo do artigo principal

Marcos Garcia Neira

Resumo

Sendo as práticas corporais textos da cultura, sua presença no currículo incita os alunos a assumirem posições de sujeito. Visando compreender os processos de significação, foram realizadas observações das aulas ministradas para uma turma do 9o. ano do Ensino Fundamental de uma escola pública ao longo de um semestre e os alunos foram entrevistados acerca dos conhecimentos veiculados. O material coletado, após confronto com os referenciais dos Estudos Culturais, evidencia que as aulas contribuíram para a modificação das representações dos participantes acerca do objeto de estudo, levando-os ao reconhecimento das identidades dos envolvidos nas práticas corporais abarcadas, bem como uma compreensão ampliada dos seus significados.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP.

Referências

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A F. e CANDAU, V.M. (orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

CARVALHO, Rosângela Tenório de. Discursos pela interculturalidade no campo curricular da educação de jovens e adultos no Brasil nos anos 1990. Recife: Edições Bagaço, 2004.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luís Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n.23. p. 36-61, 2003.

COSTA, Marisa Vorraber. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos Estudos Culturais ao campo do currículo. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 133-149.

GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Começando uma conversa sobre o currículo. In: GARCIA, R. L. e MOREIRA, A. F. B. (orgs.) Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2008.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T.T. (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petropólis: Vozes, 2000.

_________. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n.23, maio/jun/jul/ago, 2003. pp.156-168.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física -- a reflexão e a prática do ensino. São Paulo: Blucher, 2011.

_________. Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Praticando Estudos Culturais na Educação Física. São Caetano do Sul: Yendis, 2009.

_________. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set. 2011.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

PACHECO, José. A. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.

________. Teoria cultural da educação: Um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autentica, 2000.

_________. Nunca Fomos Humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

_________. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

_________. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

SOARES, Carmen Lúcia Corpo e história. Campinas: Editores Associados, 2001.

WIGGERS, Ingrid Dittrich. Cultura corporal infantil: mediações da escola, da mídia e da arte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, n. 3, p. 59-78, 2005.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.