O projeto político pedagógico nas instituições escolares

Conteúdo do artigo principal

Jéssica Luana Casagrande
Camila de Fátima Soares dos Santos

Resumo

O Projeto Político Pedagógico (PPP) e o papel que desempenha dentro da escola se configura como tema deste artigo. Objetiva-se discutir como este documento é analisado e quais são suas contribuições no âmbito escolar. Por meio de abordagem qualitativa, utilizou-se análise bibliográfica e fez-se aplicação de questionários e entrevistas ao grupo de professores e gestores da Escola de Educação Básica Professora Jurema Savi Milanez, localizada no município de Quilombo, oeste catarinense. Evidencia-se o PPP como documento que é concebido de modo relevante dentro da escola, bem como um possível instrumento de formação ao ser utilizado como base para tudo que é realizado e discutido neste espaço. O PPP pode ser analisado como instrumento que possibilita problematizar o espaço da escola.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre, Artmed, 2006.

CARVALHO, Janete Magalhães. O não lugar dos professores nos entrelugares de formação continuada. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2005.

DAMKE, Hugo; DAMKE, Ilda Righi. Planejamento participativo nas escolas: retomando aspectos essenciais. In: Revista Educação nº 75. Brasília, 1990.

FERREIRA N.T. (1993) Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

GADOTTI, M. (1998). Projeto Político pedagógico da escola cidadã. In: Ministério da Educação. Salto para o Futuro: Construindo a escola cidadã, projeto político pedagógico. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto.

GANDIN, Danilo. Escola e transformação social. Rio de Janeiro: Vozes: 1988.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1983.

MEC, M. d. Diretrizes curriculares nacionais da Educação Básica. Brasília: Brasília: 2013.

MOREIRA, A.F. & CANDAU, V.M. Educação escolar e culturas: construindo caminhos. In: Revista Brasileira de Educação, 2003.

MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária - glossário. Brasília: INEP, 2006. v. 2, p.380.

NÓVOA, A. Concepções e práticas da formação continuada de professores: In: Nóvoa A. (org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991. NÓVOA, A. 2002. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa, Educa.

NÓVOA, Antonio. A solução pode estar no trabalho de pensar o trabalho. Portugal: Número Zero, Abril de 2004. Entrevista conduzida por João Rita.

OLIVEIRA, M.A.M. 2003. Learn to learning: a guarantee of teaching quality? Garantia da qualidade de ensino. Anais: International Conference Teaching and Learning in Higher education. Aveiro: Universidade de Aveiro.

PIMENTA, S.G. Docência no ensino superior/ Selma Garrido Pimenta, Léa das Graças Camargo Anastasiou. São Paulo: Cortez, 2002. Coleção Docência em Formação.

PIMENTA, Selma Garrido. Questões sobre a organização do trabalho na escola. Série Ideias: a autonomia e a qualidade do ensino na escola pública. N. º 16, São Paulo: 1993.

PENIN, S. T. 2002. Didática e cultura: o ensino comprometido com o social e a contemporaneidade. In: CASTRO, A.D. E CARVALHO, A.M. (orgs.). Ensinar a ensinar. São Paulo, Cortez.

ROSSA, Leandro. Valores emergentes do planejamento participativo. In: Revista Educação, nº 75. Brasília, 1990.

ROMÃO & GADOTTI, M. Projeto da escola cidadã: a hora da sociedade, IPF, 1994.

SAVIANI, Dermeval. Gestão democrática na escola pública. São Paulo. Ática, 1997.

VASCONCELLOS, C.S. 1956. Currículo: A atividade humana como princípio educativo. 3ª edição. São Paulo: Libertad, 2011. Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad.

VASCONCELLOS, C. (1995). Planejamento: plano de ensino - aprendizagem e projeto educativo - elementos metodológicos para a elaboração e realização. Cadernos Pedagógicos do Libertad, v.1. São Paulo: Libertad.

VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Planejamento participativo na escola. São Paulo: E.P.U., 1986.