Resumo
O presente artigo objetiva contribuir acerca da reflexão sobre as possibilidades e impossibilidades da promoção da Educação Ambiental-EA na perspectiva da Educação em Direitos Humanos-EDH. Recorreu-se a revisão bibliográfica sobre o tema com base em material existente na literatura específica e nas Leis, buscando de forma dialética fundamentar a discussão sobre a temática em tela. Como referencial teórico utilizou-se Morin (2003, 2006) Leff (2012), Loureiro (2012), Candau (2013). As discussões apontam para o fechamento dos educadores e para a ausência de práticas que objetivem estabelecer diálogos entre a realidade local e a global, entre a escola e a sociedade, como impossibilidades na promoção dessa educação.
Referências
ARNALDO, Maria Aparecida; SANTANA, Luiz Carlos. Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de Ensino Fundamental. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 24, n. 3, p. 599-619, set. 2018. Disponível em . acessos em 27 out. 2019.
BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União. 2 set. 1981. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2019.
______, Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União. 28 abr. 1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 27 ago. 2019.
______. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, n. 116, seção 1, p. 70, 18 jun. 2012
______. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais – Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.
CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE. I Congresso Munidal de Transdisciplinaridade. Portugal, Arrábida, 1994. Disponivel em: < http://cetrans.com.br/assets/docs/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf >. Acesso em: 23 set.2019
GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. 14. Ed. Campinas: Papirus, 2012.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 12. ed. Campinas: Papirus, 2015.
LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes Educação & Realidade, vol. 34, núm. 3, 2009, pp. 17-24 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil
______. Epistemologia Ambiental. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 11. Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 24, n. 3, p. 581-598, set. 2018. Disponível em . acessos em 27 out. 2019.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro-RJ: Bertrand Brasil, 2003a.
______. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre-RS: Sulina, 2006.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo-SP: Cortez, 2003b.
MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Hiroshima e Nagasaki: razões para experimentar a nova arma. SCIENTLE studia. São Paulo, v. 3, n. 4, p. 683-710, 2005.
SCHILLING, Flavia e BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo: Cortez, 2005.
SOUSA, Nair Heloisa Bicalho de; SARAIVA, Regina Coelly Fernandes; CARNEIRO, Rosamaria Giatii; CARNEIRO, Vanessa Alves. Extensão Universitária, Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos na Universidade de Brasília de 2008 a 2012. Encontro Nacional da ANDHEP “Políticas Públicas para a Segurança Pública e Direitos Humanos” (VIII). Faculdade de Direito-USP. São Paulo, SP, 2014.
UNESCO. Plano de Ação: Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos-Primeira fase.2012. Disponível em:< https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000147853_por> Acesso em 15 de set. 2019
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).