PROUNI E O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS AO ENSINO SUPERIOR.

Resumo

O artigo faz um exame do papel do Programa Universidade para Todos (ProUni) no acesso da população negra ao ensino superior. Mesmo enfrentando diversos obstáculos, as universidades públicas e, por meio de bolsas, algumas poucas universidades de caráter confessional constituíam locais quase exclusivos nos quais o negro brasileiro conseguia adentrar quando buscava estudos em nível superior. Com o ProUni, em 2005, estudantes negros e de baixa renda passam a dispor da opção de ingresso nas universidades privadas brasileiras. Procuraremos ao longo do texto recuperar historicamente tal processo, realizar uma análise comparativa entre os períodos, traçar os avanços obtidos e delinear os desafios envolvidos no ingresso da população negra por meio do ProUni.

https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3224
PDF

Referências

ALMEIDA, Wilson Mesquita. Estudantes desprivilegiados e fruição da universidade: elementos para repensar a inclusão no ensino superior. In: MONTEIRO, Aida Maria Educação para a Diversidade e Cidadania: concurso nacional de monografias MEC/SECAD/Anped. Recife: Ed. do Organizador, 2007. p. 175-229.

ALMEIDA, Wilson Mesquita. USP para Todos? Estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. São Paulo: Musa/FAPESP, 2009.

ALMEIDA, Wilson Mesquita. ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: uma análise sociológica. São Paulo: Musa/FAPESP, 2014.

ANDRADE, Cibele. Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. Revista Ensino Superior Unicamp, ano 3, n. 6, p. 18-27, jul. 2012.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).