PROUNI E O ACESSO DE ESTUDANTES NEGROS AO ENSINO SUPERIOR.

Conteúdo do artigo principal

Wilson Mesquita Almeida

Resumo

O artigo faz um exame do papel do Programa Universidade para Todos (ProUni) no acesso da população negra ao ensino superior. Mesmo enfrentando diversos obstáculos, as universidades públicas e, por meio de bolsas, algumas poucas universidades de caráter confessional constituíam locais quase exclusivos nos quais o negro brasileiro conseguia adentrar quando buscava estudos em nível superior. Com o ProUni, em 2005, estudantes negros e de baixa renda passam a dispor da opção de ingresso nas universidades privadas brasileiras. Procuraremos ao longo do texto recuperar historicamente tal processo, realizar uma análise comparativa entre os períodos, traçar os avanços obtidos e delinear os desafios envolvidos no ingresso da população negra por meio do ProUni.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Wilson Mesquita Almeida, Universidade Federal do ABC - UFABC

UFABC - CECS - POLÍTICAS PÚBLICAS

Referências

ALMEIDA, Wilson Mesquita. Estudantes desprivilegiados e fruição da universidade: elementos para repensar a inclusão no ensino superior. In: MONTEIRO, Aida Maria Educação para a Diversidade e Cidadania: concurso nacional de monografias MEC/SECAD/Anped. Recife: Ed. do Organizador, 2007. p. 175-229.

ALMEIDA, Wilson Mesquita. USP para Todos? Estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. São Paulo: Musa/FAPESP, 2009.

ALMEIDA, Wilson Mesquita. ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: uma análise sociológica. São Paulo: Musa/FAPESP, 2014.

ANDRADE, Cibele. Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. Revista Ensino Superior Unicamp, ano 3, n. 6, p. 18-27, jul. 2012.