Educação escolar: uma lanterna no escuro da caverna

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Patrícia Batista Santos
Edney Menezes Nogueira

Resumo

 O presente artigo tem a pretensão de refletir a respeito de uma leitura pedagógica a partir do Mito da Caverna descrito no livro VII da obra Republica de autoria de Platão. Inconformado com a decadência ética e política de sua época, Platão se propõe a apresentar um projeto de restruturação social, e para tal ele tem como meio a educação. Assim, encontramos neste referido Mito, de forma simbólica, a atribuição da escola, e nela a do professor educador, a responsabilidade da transformação social. A pedagogia descrita no Mito da Caverna foi aquela utilizada por Sócrates, que não apenas é o personagem principal, mas também personifica a figura do filósofo que se libertou das correntes e pode, assim, em um processo dialético, contemplar a verdadeira essência das coisas, voltando à caverna para libertar a outros, que o matam por não poderem nem desejarem romper suas correntes.

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Biografia do Autor

Patrícia Batista Santos, Universidade Tiradentes

[1]Doutoranda e em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes-PPED-UNIT. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-Graduada em Docência e tutoria em Educação a Distância pela Universidade Tiradentes (2012), Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2009), Pós-Graduada em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Sergipe (2002), Licenciada em História pela Universidade Federal de Sergipe (2000). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). 

Edney Menezes Nogueira, Instituto Federal de Sergipe

Meste em Filosofia pela PUG - Roma ,Licenciado em filosofia pela Facesta -Alagoas;  Professor de Filosofia do Instituto Federal de Sergipe.

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