Resumo
Esta revisão de literatura apresenta intervenções pedagógicas para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nos dias atuais, muitos professores relatam a dificuldade para trabalhar com a inclusão de crianças e adultos com TDAH. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema em artigos. Realizou-se um levantamento de publicações no Periódico CAPES, considerando os estudos entre os anos de 2015 a 2019, utilizando a palavra chave TDAH. Selecionaram-se 19 artigos que atendiam ao objetivo deste estudo, que tratavam de pesquisas relacionadas ao TDAH e ao ambiente escolar. Os resultados mostram que as principais características de alunos com TDAH nas escolas estão relacionados com a falta de atenção ao realizar atividades, sendo assim pode-se concluir que o maior desafio está na forma como essa inclusão ocorre na prática.
Referências
Referências
ALENCAR, Ana Paula Carvalho de; LIMA, Nara Danny Pereira; LIMA, Mayanny da Silva; MEDEIROS, Thalia Costa; ROCHA, Gilma Sannyelle Silva. Prática pedagógica e os desafios na inclusão escolar da pessoa com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão integrativa. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 6, n. 1, p. 3-20, novembro. 2019. Disponível em: < http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/issue/view/524>. Acesso em: 09 de jan. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?sequence=1?concurso=CFS%202%202018>. Acesso em: 10 de jan. 2020.
BENÍCIO, Cineide Maria; MENEZES, Aurelania Maria de Carvalho. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar. Id on Line Revista Multidisciplinar Psicologia, v.11, n. 38, p.375-387, novembro. 2017. Disponível em: < https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969>. Acesso em: 11 de jan. 2020.
EFFGEM, Virginia; CANAL, Cláudia Patrocínio Pedroza; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine; ROSSETTI, Claudia Broetto. A visão de profissionais de saúde acerca do TDAH - processo diagnóstico e práticas de tratamento. Construção psicopedagógica, v.25, n.26, p. 34-45, julho. 2017. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542017000100005>.
Acesso em: 11 de jan. 2020.
GUERIN, Cintia Soares; GREHS, Bruna da Motta Signori; COUTINHO, Cadidja. Estratégias educativas e recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de alunos com tdah: uma revisão integrativa. Revista Valore, v. 4, n.1, p. 923 – 935, jan. 2019. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/279270943_Estrategias_de_Ensino_e_Recursos_Pedagogicos_para_o_Ensino_de_Alunos_com_TDAH_em_Aulas_de_Educacao_Fisica>. Acesso em: 08 de jan. 2020.
GOMES, Paulo Vitor; KLIPPELER, Thamires Silva; ZAMBOM, Thuany Ramos Lopes; BATISTA, Me Sebastião Luiz. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (tdah) e deficiência intelectual (di): os desafios da educação especial. Conhecimento em Destaque, v.1, n.1, p. 81-91, dez. 2019. Disponível em: < http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:qVXl1jPuOFcJ:ead.soufabra.com.br/revista/index.php/cedfabra/article/download/170/166+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 08 de jan. 2020.
GONÇALVES, Josiane Peres; VOLK, Mariene. Concepções das Professoras e Trabalho Educativo Voltado aos Alunos portadores de TDAH. Revista Ensino Educação Ciência Humana, v. 17, n.3, p. 220-231, jul. 2016. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/307551272_Concepcoes_das_Professoras_e_Trabalho_Educativo_Voltado_aos_Alunos_portadores_de_TDAH>. Acesso em: 08 de jan. 2020.
GONÇALVES, Valdirene Luiz. A inclusão de estudantes com TDAH nas turmas de ensino regular: a experiência de um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Revista Com Censo, v.16, n. 6, p. 43-52, mar. 2019. Disponível em: < http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/478>. Acesso em: 08 de jan. 2020.
KARHU, Anne; NÄRHI, Vena; SAVOLAINEN, Hannu. Inclusion of pupils with ADHD symptoms in mainstream classes with PBS, v. 22, n. 5, p. 475-489, ago. 2018. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13603116.2017.1370741>. Acesso em: 12 de jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (LDBEN). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 12 de jan. 2020.
HORA, Ana Flávia; SILVA, Simone; RAMOS, Maely; PONTES, Fernando; NOBRE, João Paulo. A prevalência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (tdah): uma revisão de literatura. Psicologia, v.29, n.2, p.47-62, dez. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200004>. Acesso em: 12 de jan. 2020.
MAIA, Maria Inete Rocha.; CONFORTIN, Helena.TDAH e aprendizagem: um desafio para a educação. Perspectiva, v. 39, n.148, p. 73-84, dez. 2015. Disponível em: < http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/148_535.pdf>. Acesso em: 13 de jan. 2020.
MIRANDA, Carlos Teles de; JÚNIOR, Guataçara dos Santos; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; STADLER, Rita de Cássia da Luz. Questionário SNAP-IV: A Utilização de um instrumento para identificar alunos hiperativos. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0463-2.pdf>. Acesso em: 10 de jan. 2020.
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS [recurso eletrônico] DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: NASCIMENTO, Maria Inês Corrêa; revisão técnica: CORDIOLI, Aristides Volpato – 5. ed., Porto Alegre : Artmed, pg. 992, 2014.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia. Repercussões do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na Experiência Universitária. Psicologia: ciência e profissão, v.35, n. 2, p. 613-629, jul. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pcp/v35n2/1982-3703-pcp-35-2-0613.pdf>. Acesso em: 10 de jan. 2020.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia. Dificuldades e estratégias de enfrentamento de estudantes universitários com sintomas do TDAH. Revista Psicologia: Teoria e Prática, n.19, v. 2, p. 269-280, ago. 2017. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872017000200013>. Acesso em: 10 de jan. 2020.
PLETSCH, Márcia Denise; NUNES, Débora Regina de Paula; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; FIORINI, Maria Luiza Salzani; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; NOZU, Washington Cesar Shoiti; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Revista Brasileira de Educação Especial: 25 anos de história. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 24, n.1, p. 1-8, jul. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000500001>. Acesso em: 10 de jan. 2020.
PIMENTEL, Luciana Cristina; CYSNEIROS, Roberta Monterazzo. TDAH nas epilepsias: prevalência e fatores de risco. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 19, n.2, p. 200-214, ago. 2017. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151636872017000200011 >. Acesso em: 10 de jan. 2020.
SILVA, Naiane Cristina; CARVALHO, Beatriz Girão Enes. Compreendendo o processo de inclusão escolar no Brasil na perspectiva dos professores: uma revisão integrativa. Revista Brasileira Educação Especial, v. 23, n. 2, p.293-308, jan. 2017. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141365382017000200293&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 de jan. 2020.
SOUZA, Fernanda Alves de; OLIVEIRA, Vania Cristine de. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: atuação do psicólogo apoio à criança com TDAH. Psicologia E Saúde Em Debate, v.4, n.1, p. 21-21, dez. 2018. Disponível em:<http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/367>. Acesso em: 14 de jan. 2020.
SOUZA, Leticia Caroline; SAMPAIO, Renato Tocantins. A educação musical inclusiva no Brasil: uma revisão de literatura. Revista do departamento de educação – UNIFESP, v.7, n.2, p. 113 – 128, ago. 2019.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).