CONCEITOS, NORMAS E NÚMEROS: UMA INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

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José Maurício Andion Arruti

Resumo

Este texto tem por objetivo introduzir o leitor na temática da “educação  quilombola” por meio da apresentação dos seus conceitos básicos, das políticas públicas  a eles relacionadas e, finalmente, dos números oficiais relativos à alfabetização da  população quilombola e às escolas situadas em territórios quilombolas. No trato dos  números, estabelecemos uma primeira comparação com as categorias de “educação  escolar indígena” e de “escolas rurais”. Trata-se de uma aproximação do tema por meio da definição dos seus contornos mais largos,  indo do conceitual ao quantitativo, passando pelo normativo.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

José Maurício Andion Arruti, UNICAMP

Professor do Departamento de Antropologia da UNICAMP, desenvolve pesquisas em etnologia indígena e quilombola, sobre os temas etnicidade e memória, território e mobilidade, em interface com a Antropologia política e do Direito. Formado em História pela UFF, mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, entre 2003 e 2006 atuou como pesquisador do CEBRAP e entre 2007 e 2011 foi prof. no PPG em Educação da PUC-Rio, onde coordenou o Laboratório de Antropologia dos Processos de Formação. Em 2006, publicou o livro "Mocambo - Antropologia e história do processo de formação quilombola" (Prêmio CEAB/F. Ford'2003 e Prêmio ANPOCS-EDUSC´2005). No campo da Antropologia Pública realizou laudos (Mocambo, 1997; Entre-Serras Pankararu, 1999; Preto Forro, 2002; Cangume, 2003; Marambaia, 2003; Sapê do Norte, 2004; Cabral, 2008) e coordenou projetos de pesquisa, formação e comunicação em organizações da sociedade civil (1998-2006), além de criar e editar o site Observatório Quilombola (2005-2009). Atualmente é coordenador do Doutorado de Ciências Sociais da UNICAMP, diretor do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (CPEI) e coordenador do LAPA - Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais Afro-americanos, vinculado ao CERES - Centro de Estudos Rurais.

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