Desafios das políticas de permanência e apoio pedagógico na UERJ

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Eduardo Henrique Narciso Borges
Thaissa Bispo Souza

Resumo

O objetivo do trabalho é discutir os principais desafios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para garantir a plena execução de atividades de acompanhamento acadêmico e apoio pedagógico de seus discentes. O pioneirismo da UERJ na adoção de ações afirmativas no início dos anos 2000 tornou-a um caso exemplar para a discussão de políticas públicas de combate à evasão. A partir de revisão da literatura e análise de dados secundários propomos discutir como as políticas de apoio podem contribuir para a permanência e conclusão dos cursos e as ferramentas que os gestores possuem a disposição para este trabalho em um contexto de restrições orçamentárias e grandes demandas em uma universidade que recentemente enfrentou a maior crise financeira de sua história.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eduardo Henrique Narciso Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Ciências Humanas (Sociologia) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisador do Laborátório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/PPGSA/UFRJ) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/FE/UFRJ).

Thaissa Bispo Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/FE/UFRJ). 

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