Resumo
Um desafio posto à educação é o da formação docente. Colaborando a esse debate tem-se como objetivo sistematizar uma experiência ocorrida ao longo do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), onde as atividades foram pensadas visando o alcance do diálogo entre Paulo Freire e Milton Santos. As metodologias desses autores dialogam com a dialética, todas voltadas à sua vertente crítica, buscando a práxis, especialmente a proposta por Freire. Entre os resultados alcançados, há a ênfase para uma dialogicidade entre teoria e prática, além de uma aprendizagem formativa que tem como destaque alguns importantes conceitos geográficos, sempre com a preocupação em os associarmos com as práticas educativas incorporadas durante a experiência, priorizando suas vertentes problematizadoras.Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).