As epistemologias do sul e o fim do império cognitivo

Conteúdo do artigo principal

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira

Resumo

A resenha discute o livro "O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul", de Boaventura de Souza Santos, publicado no Brasil em 2019. Para refletir sobre algumas das concepções apresentadas, o texto está dividido em dois movimentos. No primeiro, analisamos a imagem apresentada na capa do livro e pensamos a razão quente, que busca se contrapor à racionalidade ocidental.  Enfocamos o sentido do termo corazonar, relacionando-o ao sul epistêmico e à viragem em relação ao pensamento crítico europeu. No segundo, abordamos os desafios propostos pelas epistemologias, metodologias e pesquisas pós-abissais.

 

Detalhes do artigo

Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Departamento de Letras

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Formação de Professores
Professora Adjunta do Departamento de Letras

 

Referências

SANTOS, Boaventura de Souza. O fim do império cognitivo. A afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. 477 p.

SILVA, A. C. N. Um estudo social de imagens: significados e pluridiversidade na obra de Mario Victória. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 255p. 2017.