RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA A PARTIR DE NORBERT ELIAS

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Cristiane Pereira Pereira Peres

Resumo

O artigo objetiva analisar as contribuições de Norbert Elias no campo social e educacional. Para tanto, toma-se como referência fundantes duas de suas elaborações teóricas, a saber: O Processo Civilizador: formação do estado e civilização (1993) e, A Sociedade dos Indivíduos (1994). As reflexões suscitadas, a partir destas obras, buscam evidenciar a individualização do indivíduo, sua relação com a sociedade individual e coletiva e a relação social com o Ser indivíduo. Portanto, as análises de Elias, contribuem significativamente para compreender as ocorrências sociais e educacionais na contemporaneidade, uma vez que, considera a cultura e a civilização elementos relacionais na sociedade, por condicionar às organizações políticas, a estrutura econômica, a tecnologia e a vida social como um todo.

 

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Artigos
Biografia do Autor

Cristiane Pereira Pereira Peres, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES)