DO SENTIDO FILOSÓFICO À SIGNIFICAÇÃO PEDAGÓGICA DO CUIDADO

Conteúdo do artigo principal

Elenice de Brito Teixeira Silva

Resumo

Qual o sentido do termo cuidado? O que significa cuidar na educação infantil? Compreender tais questões não é, pois, uma tarefa fácil, tendo em vista que a polissemia do termo cuidado já figura no campo pedagógico com desdobramentos curriculares e metodológicos. Este ensaio se ocupa do sentido filosófico do termo cuidado e aponta possíveis desdobramentos para as Pedagogia (s) da infância. Com base na obra Ser e Tempo de Heidegger, defende-se nesse texto, duas teses: a primeira diz que o cuidado, enquanto categoria central nos estudos de educação infantil, deve ser considerado como fenômeno. A segunda tese defende que o binômio cuidar/educar não tem sentido enquanto função da educação infantil, pois o cuidar, enquanto dimensão humana, integra o educar.

 

 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elenice de Brito Teixeira Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, Guanambi, Bahia.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4 ed. Tradução da 1ª edição coordenada e revista por Alfredo Bosi. Revisão da tradução e tradução de novos textos de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. Petrópolis, Rio de Janeiro: EditoraVozes, 1999.

_________. Ética e moral -- a busca dos fundamentos. 7 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: EditoraVozes, 2011.

DALBOSCO, Claudio Almir. O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre Filosofia e Pedagogia. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1113-1135, set./dez. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>

_________ Pedagogia filosófica: cercanias de um diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007. Coleção educação em foco.

HEIDEGGER, Martin. A cura como ser da presença. In: HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução de Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1989. Parte I, p. 243-300.

___________. Ontologia (Hermenêutica da facticidade). Tradução de Renato Kirchner. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.

MONTENEGRO, Tereza. Educação infantil: a dimensão moral da função de cuidar. Psicologia da Educação. São Paulo, 20, 1º semestre de 2005, p. 77-101.